segunda-feira, 13 de agosto de 2018

SÍTIOS 838 e 839 DA CUBATÃOSTRASSE

Gottfried Hartkopf foi um imigrante pomerano que veio para o Brasil em 1859. Sua história e sua descendência estão registradas no artigo "Os Hartkops, da Prússia para Joinville".

Apresentaremos aqui os documentos de aquisição das terras de Gottfried, que decidiu comprar dois lotes de cerca de 50 morgos, que ficavam no Caminho do Cubatão (Estrada Cubatão ou Cubatão Strasse)

Os dois sítios tinham 50 braças de frente, na lateral norte se estendia por 513 braças e na lateral sul por 519. Isso daria, segundo o documento, 25 mil e 800 braças quadradas, ou 51 morgos e pouco. O valor do terreno foi fixado em 206 mil e 400 réis. Gottfried compraria o terreno sem dar entrada e pagaria o valor em 36 meses (3 anos), com o acréscimo de 6% ao ano.

Os documentos foram assinados por Gottfried e pelo diretor da Colônia, Louis Niemeyer.


Imagens do aquisição sítio 838 (clique nas imagens para ver maior, os documentos foram fotografados no AHJ, Arquivo histórico de Joinville. Eles não permitem que seja escaneado):
 























Localização

Onde ficava a Estrada Cubatão? Vamos nos localizar no mapa usando vários pontos de referência:


Procure no mapa a vila Annaburgo, embrião do Vila Nova. Partindo dali para o norte, estamos na Estrada do Cubatão. Hoje essa via chama-se Rua Anaburgo. Mais para o norte, o Caminho do Cubatão virava para o leste e depois retomava o trajeto rumo ao norte. Nesse ponto, saía dele o Caminho Raabe (Raabstrasse), hoje avenida Edmundo Doubrawa. Nesse mesmo ponto onde a Raabestrasse se encontrava com a Cubatãostrasse, hoje a BR-101 passa seguindo seu trajeto norte-sul, fatiando a antiga estrada Cubatão. Como a BR segue um trajeto mais retilíneo, enquanto a estrada Cubatão segue em diagonal, a estrada perdeu nesse ponto parte do trajeto com o passar do tempo, parece que voltou a ficar deserto e cheio de mato (beira de BR). A antiga estrada Cubatão ainda tem seu desenho do outro lado da BR praticamente intacto. Ela recomeça na atual rua Vereador Guilherme Zuege e no ponto em que há um cemitério entra na rua Eugenio Ernesto Kunde (Rua do Restaurante Gutte Küche), até terminar na estrada da Serra (Dona Francisca). A estrada Cubatão ia de Pirabeiraba (Pedreira) até a vila Annaburgo.

Os lotes 838 e 839 estão demonstrados no mapa ao lado, o 838 de vermelho e o 839 de azul. Hoje, a BR-101 corta uma ponta deles, perto da frente dos lotes (lado leste)

Voltando ao primeiro mapa, pode-se ver no sul a Estrada Suíços (Caminho Suisse, no mapa) e partindo do Annaburgo vemos o Caminho da Cruz, atual Rua dos Portugueses. Note que como a BR-101 ainda não existia, o Caminho da Cruz continuava em direção ao centro usando o traçado da atual rua Rui Barbosa. Quem mora na região poderá com facilidade identificar no mapa o Caminho Jakob, atual rua Jacob, que termina na Rui Barbosa

Ao norte do Caminho da Cruz está o caminho da Cometa, atual rua dos Bororós. No encontro da Bororós com a Dona Francisca ainda há um cemitério com o nome de Cometa. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Capitão João Machado Santiago - Um dos primeiros Prefeitos de Biguaçu

Era o ano de 1833. Nosso país já era independente de Portugal e Dom Pedro I já tinha saído do Brasil e estava brigando com seu irmão Miguel ...

Translate