segunda-feira, 7 de maio de 2018

OS DAVETS - SUÍÇOS QUE CRUZARAM O ATLÂNTICO

Entre os antepassados dos escritores do Blog estão os Davets, suíços e católicos, que decidiram deixar a bela terra natal e tentar nova sorte em terras brasileiras.


 PRIMEIRA GERAÇÃO


A primeira geração de que temos notícia é a de Jacques Davet. Jacques aparece em algumas árvores genealógicas, sem provas documentais, como tendo nascido em 1725 em Arlens, Friburgo, Suíça. Casou-se com Stephana Amey em 1746. Jaques morreu em 21 de agosto de 1783.

SEGUNDA GERAÇÃO


Nicolaus Davet Amey, filho do casal acima, nasceu em Blessens, Friburgo, Suíça, por volta de 1761. Ele desposou Marie Davet, que segundo consta em uma árvore genealógica, morreu antes de 1815, talvez até mesmo antes de 1811, já que num censo naquele ano o nome dela não aparecia ao lado do marido.  Nicolaus e Marie se casaram em Arlens, Friburgo, em 7 de novembro de 1786. 
Nessa época, Promasens, onde viviam, ainda era uma Comuna. Depois acabou sendo uma vila subordinada à comuna de Blessens.


 TERCEIRA GERAÇÃO


Joseph Davet Richoz, filho do casal Nicolaus e Marie, nasceu em 7 de novembro de 1786, em Arlens, Friburgo, Suíça. Ele casou-se com Marie Clerc em 14 de novembro de 1811, em Promasens, Friburgo, Suíça. Marie Clerc nasceu em 5 de maio de 1788 em La Joux, Friburgo, Suíça.
Joseph morreu em 12 de setembro de 1845 e Marie Clerc em 24 de abril de 1862.
Marie viveria para ver seu filho caçula fazer a grande viagem sem volta, em direção ao Brasil.

Joseph, Marie e os filhos aparecem num censo feito em 1834. Pode-se observar que Joseph tem alistada como profissão a de "Marechal", provavelmente "ferreiro" em português. No censo de 1811 ele já era listado com essa profissão. 
Censo de 1834
Pelos registros, pode-se notar que a família vivia no Distrito de Rue, na comuna de Blessens, paróquia de Promasens. Hoje, Rue é uma comuna (município) no cantão de Friburgo. Promasens mais tarde tornou-se uma comuna separada de Blessens. Em 1993 Blessens foi agregada à Rue, e Promasens seguiu o mesmo caminho no ano 2000.

Igreja St. Pierre et Paul
(São Pedro e Paulo), em Promasens
No censo acima, abaixo dos Davets estão alistados os Clercs, da comuna de La Joux, cantão de Friburgo. Marie, esposa de Joseph, nasceu em La Joux e é uma Clerc, então a família Clerc da imagem deve ser aparentada com ela.


QUARTA GERAÇÃO

São os filhos alistados no censo de 1834. A mais velha é a Nennete Davet, que nasceu por volta de 1815.

Elionore Davet nasceu em 28 de fevereiro de 1816 e casou-se com Catherine Jacquet em 18 de outubro de 1841 na igreja Saint Pierre et Paul. A igreja na foto ao lado é uma construção posterior ao casamento, pois teve sua construção terminada em 1872, a anterior era mais modesta e ficava do outro da rua, onde hoje há um cemitério. Honnoré e Catherine imigraram para os EUA em 1852, deixando por lá grande descendência que pode ser vista na árvore genealógica da "Davet Family" de Robert Davet.


Rua Nicolás Davet, em Punta Arenas, Chile
Nicolás migrou para o Chile e morreu em Punta Arenas

(Clique aqui para ver no google maps)
O terceiro filho foi o Nicolás Davet, que casou-se com Marie Madeleine Andrey. Nicolás nasceu em 19 de dezembro de 1817 em Blessens, Friburgo. Ele migrou para o Chile e deixou por lá grande descendência, como pode ser vista na árvore genealógica de Salvador Harambour Giner. Nicolás morreu em Punta Arenas, no sul do Chile, em 8 de agosto de 1879. Sua esposa viveu até 6 de julho de 1900. Punta Arenas fica no que muitos chamam de "fim do mundo", devido à sua posição no extremo sul do continente sul-americano.

Vacas de ascendência friburguesa
(Roger Pasquier)
Havia esperança de que a típica vaca de Friburgo, extinta na Suíça, estivesse preservada no Chile. A raça foi vítima de excessivos cruzamentos no país de origem, mas foi trazida para a América e pensava-se que tinha sido mantida no Chile pelos Davets. Testes detectaram que até no Chile a raça já havia sido demasiadamente cruzada e não era mais pura.

A próxima filha era Anna Maria Eleonora (Hélionore) Davet, nascida por volta de 1819.

Depois de Eleonora, vinha François, que é antepassado dos escritores do blog. François Priscus Davet nasceu por volta de 1820, na comuna de Blessens, Cantão de Friburgo. Como já vimos, hoje Blessens faz parte da comuna de Rue. Ele desposou Marie Richeau em 1849. Marie nasceu cerca de 1816.

François tinha 14 anos quando passou pelo censo de 1834. 20 anos depois, em 06 de maio de 1854, ele estava embarcando em Hamburgo no Navio Linda, cujo capitão era Besaut. Em 23 de junho de 1854 ele e a família já estavam chegando na Colônia Dona Francisca, atual Joinville. A lista do navio informava que ele era lavrador, católico, de Blesans (Blessens), veio com esposa e 5 filhos.

A obra "Pirabeiraba 150" afirma que eles estavam entre as primeiras famílias que se instalaram na Estrada Dona Francisca (atual SC-301). O Livro "Suíços em Joinville (Dilney Cunha) informa que François aparecia com frequência entre outros suíços que forneciam "madeira bruta, ripas, esteiras (para telhados) e tábuas para a construção das casas de recepção, das escolas, das igrejas e das casas
paroquiais", conforme registros contábeis da Colônia Dona Francisca.

François morreu em 8 de outubro de 1887, em Joinville (SC), Brasil. Marie faleceu aproximadamente em 1872.

Após François, temos mais 4 filhos de Joseph, que só são conhecidos por aparecem no censo de 1834. São eles (idade no censo de 1834):
Jean Davet (12)
Catherine Davet(11)
Pierre Davet (8)
Philibert Davet (6)


QUINTA GERAÇÃO - a imigração para o Brasil


A quinta geração dos Davets percorrerá os descendentes de François no Brasil, aqueles que vieram ainda crianças com o pai no Navio Linda. O capitão do navio chamava-se Besaut e a embarcação deixou o porto de Hamburgo em 06 de maio de 1854, chegando à Colônia em 23 de junho de 1854

A listagem informa:
DAVET, François: 30 anos, lavrador, Blesans, Suíça, c/ mulher Marie (38), nasc. Richeau, filhos
Nicol. (10), Louis (7), Jule (4), Madelaine (2), Marie ( ¾ ), católicos, 3ª classe.

Como o censo de 1834 diz que François tinha 14 anos na ocasião, ele teria na imigração de 1854 seus 34 anos, mas o registro do navio lhe confere 30 anos. Há  discrepância de idade entre os dois registros. Como o próprio registro de imigração informa que a esposa dele tinha 38 anos, achamos mais provável ele ter 34 anos na imigração, e não 30.

O mais velho dos filhos, portanto, é o Jean Nicolaus Davet, também conhecido como  Nicolas Davet que tinha o mesmo nome do tio que foi para o Chile. Jean Nicolaus  nasceu em 17 de outubro de 1844 em Blessens, Freiburg. Faleceu aproximadamente antes de 1876.
Família de Louis Davet (Centro). Maria da Glória está ao lado,
segurando uma sombrinha. No lado direito de quem olha está o casal
Carl Gottlieb e Marcília Davet. 
Fonte: Árvore de Ferreira Ramos
             
O segundo é o Jean Louis Davet, que  nasceu em 26 de novembro de 1846 em Blessens, Friburgo. chamado por aqui de Luiz Davet. Casou-se em 2 de fevereiro de 1876 em Rio Negro, com Maria da Glória Ferreira de Andrade, nascida em 3 de fevereiro de 1860 em Curitiba, filha de Antonio Vicente Ferreira de Andrade e Leopoldina Isabel dos Santos. Luiz Davet faleceu em 22 de julho de 1905 no Lugar da Roseira, Rio Negro. Deixou ampla descendência em Rio Negro e Canoinhas (SC). Maria da Glória faleceu em 19 de maio de 1914 em Rio Negro. Davet foi assassinado no chamado "Caso de Vallões" (Veja o Apêndice 1)


Jazigo de Julio Davet,
em Joinville
O terceiro é o Jules Louis Davet, chamado por aqui de Julio Davet. Nasceu em 23 de novembro de 1848 em Blessens, Friburgo, casou-se com Josefina Maria Nunes da Silveira, de São Francisco do Sul (SC) e morreu em 21 de julho de 1924. Os pais de Josefina eram André Nunes da Silveira e Maria Genoveva da Silva. Ela nasceu em 2 de fevereiro de 1859 e morreu em 22 de dezembro de 1915.

A quarta é Maria Magdalena Davet, que nasceu em 22 de agosto de 1851 em Blessens, Friburgo. Casou-se com Pierre Perrin, que veio de Semsales, Friburgo. Casaram-se em Joinville, em 28 de agosto de 1875. Magdalena morreu em 4 de novembro de 1921 em Joinville, Pierre faleceu antes da esposa.
 
A quinta é a pequena Maria Elisabeth Davet, que migrou com menos de um ano de idade e aqui no Brasil passou a ser chamada de Maria Isabel Davet. Ela nasceu em 27 de agosto de 1853 em Blessens, Friburgo e casou-se em Joinville com Gustav Hartkopf. A história da família dos Hartkops, bem como detalhes dos descendentes do casal são analisados no artigo "Os Hartkops - Da Prússia para Joinville".

O único dos filhos de François Davet que nasceu em solo brasileiro, que se tem notícia, foi Leonce Joseph Davet, nascido em 24 de março de 1856. Morreu em 20 de março de 1926, a 3 dias de completar 70 anos, em Itaiópolis (SC). Foi casado com Cristina Clemente. Não sabemos quando ela nasceu ou morreu, mas quando Leonce José faleceu, anotou-se em seu registro de óbito que ele já era viúvo.

OS NASCIDOS NO BRASIL


Estes são os descendentes dos Davet que nasceram em solo brasileiro: (F) filhos, (N) netos, (B) bisnetos e (T) trinetos dos casais da quinta geração.

1) Filhos de Nicolás Davet 

 Desconhecidos pelos autores do blog.

2) Filhos de Louis Davet e Maria da Glória Ferreira: 


Ramo que se espalhou por Rio Negro (PR) e Canoinhas (SC)
2.1 - Maria Madalena Davet, nasceu em 5 de dezembro de 1876, em Rio Negro (PR), e faleceu em 14 de dezembro de 1876 com apenas nove dias.

2.2 - Marcília Davet [Schneider], nascida em 15 de janeiro de 1878 e casada com Carlos (ou Karl) Gottlieb Schneider. O casamento se deu em 21 de Setembro de 1895, em Rio Negro, Paraná. Ela era tida como católica fervorosa, e o marido era luterano. Marcília morreu em 27 de dezembro de 1932. Karl Gottfried Schneider, nasceu em 28 de fevereiro de 1870 em Blumenau (SC) e faleceu em 30 de março de 1961 em Rio do Sul (SC). Filho de Karl Gottfried Schneider e de Karolina Ottilie Reif.

Eugênio Davet Schneider
Prefeito de Rio do Sul.
Fonte: site da prefeitura
Nota no Jornal A Notícia de Joinville, onde o prefeito
Eugenio Schneider Agradece elogio que o jornal lhe fez
(A Notícia, edição de 7 de julho de 1932, página 2)  
2.2.1 - Eugênio Davet Schneider, nascido em Rio Negro (PR) em 21 de outubro de 1896 e falecido em 15 de outubro de 1972. Casou-se em 10 de outubro de 1925 com  Jenny Reif sua prima em segundo grau. Foi o primeiro prefeito de Rio do Sul (SC) de 15/04/1931 a 13/05/1935. Sua biografia pode ser lida aqui (clique).


Casamento de Eugenio & Jenny Schneider
Crédito: Acervo da Família Davet Schneider




2.2.1.1 - Carmen Schneider - Nasceu em 22 de fevereiro de 1927 em Rio do Sul (SC). Faleceu em 25 de maio de 2019 em Pouso Redonado (SC).


2.2.2 - Nathalia Davet Schneider - Nasceu em 14 de novembro de 1897 em Rio Negro (PR), casou-se em 29 de dezembro de 1917 em Rio Negro (PR), com Max Lüders. Ele nasceu em 18 de julho de 1896 em Rio Negro (PR), filho de Johann Lüders e Bertha Zemke. Nathalia faleceu em 15 de agosto de 1958 em Curitiba (PR) e Max faleceu em 11 de outubro de 1979 em São Francisco do Sul (SC).
 
2.2.3 - Maria da Luz Davet Schneider [Zanetél], nascida em 24 de janeiro de 1899 e casada em Rio Negro (PR) com Bortolo Zanetél em 17 de abril de 1926.

2.2.4 - Frieda Davet Schneider [Haenisch], nascida em 9 de agosto de 1900 e desposada por Antonio Ribeiro Haenisch em 10 de maio de 1924, em Rio Negro (PR)

2.2.5 - Judith Davet Schneider, nascida em 20 de agosto de 1902, em Rio Negro (PR). Judith casou-se com Luiz Ferreira Ramos em 31 de janeiro de 1925 e faleceu de ataque cardíaco em 29 de setembro de 1945. Seu esposo foi centenário, nascendo em 1897 e morrendo e 1989. O casal teve os filhos:

2.2.5.1 - Carminda Ferreira Ramos [Scholz], nascida no Rio Negro (PR) em 27 de novembro de 1925 e casada com Oscar Scholz em 1 de fevereiro de 1947 na mesma cidade.

2.2.5.2 - Sylvia Ferreira Ramos, nascida em 28 de novembro de 1926 e falecida em 18 de maior de 2005.

2.2.5.3 - Dinorah Ferreira Ramos [Schiochet], nascida no Rio Negro (PR) em 20 de fevereiro de 1928 e casada com Silvino Schichet, nascido em 2 de setembro de 1918. Ela morreu em 1 de junho de 2015, ele em 3 de setembro de 1999.

2.2.5.4 - José Carlos Ferreira Ramos, nascido em 29 de maio de 1929 e falecido em 11 de janeiro de 1984.

2.2.5.5 - Cícero Ferreira Ramos, nascido em 10 de abril de 1931 e falecido em 26 de dezembro de 1991.

2.2.5.6 - Marcília Ferreira Ramos [Gusso], nascida em 14 de junho de 1935 e casada com Rubens Gusso.

2.2.5.7 - Maria Celeste Ferreira Ramos, nascida em 28 de setembnro de 1945, já falecida em data desconhecida.
Há outros filhos de Judith, porém ainda vivos, e por respeito à privacidade deles o site que é fonte desse ramo da família não informou seus nomes.

2.2.6 - Elvira Davet Schneider [Bettega], nascida em 1904 e casada com Rodolfo Mauricio Bettega.

2.2.7 - Luiza Davet Schneider, nascida em 6 de setembro de 1908 e casada em Rio Negro (PR) com Baptista Chemin em 5 de setembro de 1931.

2.2.8 - Luiz Leopoldo Davet Schneider, nascido em 10 de abril de 1910 e casado em Itajaí (SC) com Maria Yolanda Ross, em 10 de fevereiro de 1945. Luiz Leopoldo faleceu em 1988.

2.2.9 - Carlos Frederico Davet Schneider, nascido em 2 de dezembro de 1911 e casado em Porto União (SC) com Sebastiana Bueno de Camargo, em 28 de abril de 1943.

2.2.10 - Oscar Guilherme Davet Schneider, nasceu em 3 de novembro de 1913 e casado em Rio do Sul (SC) com Norma Knoll.
        
2.2.11 - Otilia Davet Schneider [ Neufert ], nascida em 4 de outubro de 1915 e casada em Rio do Sul (SC) com Geraldo Carlos Neufert em 22 de fevereiro de 1941.

2.3 - Leopoldina Davet [ Ramos ], nascida em 28 de novembro de 1881 em Rio Negro (PR), casou-se em 3 de outubro de 1896 em Rio Negro, com João Raymundo Pereira Ramos, nascido em 31 de agosto de 1875 em Lapa (PR). Leopoldina faleceu em 15 de junho de 1921 em Rio Negro, segundo um jornal da época que anuncia seu falecimento, João Raymundo faleceu dois anos depois em 23 de julho de 1923 em Lapa, tiveram 5 filhos. Professor, João Raymundo escreveu nota no jornal A Republica: Orgam do Partido Republicado (PR), no dia 6 de Setembro de 1905 para defender a memória do sogro assassinado (vide Apêndice 1).
        
2.3.1 - Antenor Pereira Ramos, nascido em 28 de agosto de 1897 em Rio Negro (PR).

2.3.2 - Elvira Pereira Ramos, nascida em 14 de outubro de 1899 em Rio Negro (PR).
 
2.3.3 - João Pereira Ramos, nascido em 11 de setembro de 1903 em Rio Negro (PR).

2.3.4 - Luiz Pereira Ramos, nascido em 8 de fevereiro de 1906 em Rio Negro (PR).

2.3.5 - Maria Pereira Ramos, nascida em 24 de janeiro de 1908 em Rio Negro (PR).
 
 
2.4 - Luiz Davet Jr, nascido em 14 de março de 1885 em Rio Negro (PR). Luiz casou-se com Ana Messias Bley, filha de Nicolao e Susana Isabel Bley. A família Bley é luxemburguesa. Ana nasceu em 1884. Luiz empresta nome a uma escola em Major Vieira. Ele mudou-se para essa localidade, na época uma colônia pertencente à Canoinhas, em 1915. Foi, portanto, um dos primeiros moradores da Colônia. A homenagem de dar seu nome à escola se deu por causa de seu incentivo à vinda de professores para a Colônia Vieira e à educação no Distrito. 

O Jornal República, de Florianópolis (SC) publicou na edição de 6 de setembro de 1931 uma denúncia de um procurador contra o prefeito de Canoinhas e intendentes de regionais. O ocupante do cargo de intendente na então chamada Colônia Vieira era o Luiz Davet. Isso mostra que ele não somente foi um dos primeiros moradores da Colônia, mas também ocupou cargo de direção nela.

Luiz faleceu em 30 de julho de 1933, em Canoinhas (SC), e Ana deu fim aos seus longos anos em 15 de junho de 1970, em Rio Negro (PR).

Na sua edição 99 de 28/7/1949, o jornal Correio do Norte, de Canoinhas, trouxe um convite da família para a missa do 17º aniversário da morte de Luiz, mostrando sua importância na cidade.

Escola Luiz Davet, em homenagem a Luiz Davet Filho (clique aqui para ver no google maps)
        










2.4.1 - Suzana Davet [Zimmer], nascida em 17 de novembro de 1911 em Canoinhas (SC). Casada com Eugenio Zimmer e falecida em 8 de março de 1984.

2.4.2 - Amazires Bley Davet, nascido em 16 de março de 1913 em Canoinhas (SC). Casou-se com Josefa Konegundes Wojciechowski em Major Vieira, que na época era distrito de Canoinhas., em 5 de outubro de 1835. Faleceu em 2 de maio de 1971 em Curitiba (PR). Empresta seu nome a uma praça em Curitiba. O jornal Correio do Norte de Canoinhas, na sua edição 126 (16-03-1950), cita Amazires em dia de seu aniversário, dizendo que o mesmo era "conhecido industrial".
Praça Amazires Bley Davet, em Curitiba (Clique nessa legenda para ir ao google maps)

2.4.2.1 - Hermenegildo Luiz Davet
, nascido em 1936 em Major Vieira. Era comerciante, casado com uma mulher chamada Silvia e morreu em São José dos Pinhais (PR), sendo enterrado no cemitério do Boqueirão, Curitiba (PR).

2.4.3 - Maria da Glória Bley Davet, nascida em 30 de maio de 1915 em Canoinhas (SC) e falecida em 15 de maio de 1991.

2.4.4 - Osmario Bley Davet, nascido em 21 de março de 1918 em Canoinhas (SC). sua esposa chamava-se Edite. Faleceu em 11 de outubro de 1890. Foi escrivão de polícia em Canoinhas e udenista (membro do partido UDN). Em 1947, Osmario recebeu em sua casa o político Irineu Bornhausen, que mais tarde seria governador de SC, deputado federal e senador.

2.4.4.1 - Antonio Ovande Davet, nascida em 1947

2.4.4.2 - Sonia Maria Davet, nascida em 21 de Dezembro de 1955

2.4.4.3 - Luiza Saliba Davet, aniversaria em 9 de setembro (não sabemos o ano).

2.4.4.4 - Rozi Terezinha Davet, aniversaria em 3 de setembro (não sabemos o ano).

2.4.5 - Carmem Bley Davet, nascida em 21 de março de 1921 em Canoinhas (SC) e falecida em 19 de julho de 1980.

2.4.6 - Judith Bley Davet, nascida em 15 de setembro de 1922 em Canoinhas (SC) e falecida em 1940.

Informe do casamento de Maria José.
Correio do Norte, 5/6/1947
2.4.7 - Maria José, nascida em 16 de março de 1927 em Curitiba (PR). Casou-se com João Wojciechovski, talvez irmão da esposa de Amazires. Maria José faleceu em Curitiba, 31 de julho de 2004. Seu marido faleceu e, 1980. Apesar de que algumas árvores genealógicas dão a João o sobrenome acima mencionado,  o jornal Correio do Norte, de Canoinhas, citou que o sobrenome dele era Sacweh.

2.5 - Almiro Davet, nascido em 5 de março de 1892 em Rio Negro (PR). Casou-se em 31 de julho de 1915 com Graziella Parigot Portugal, nascida em 2 de outubro de 1893 em Campo Largo (PR), Almiro faleceu em Curitiba em 17 de setembro de 1956 e Graziella em 19 de julho de 1947 em Curitiba (PR). Tiveram 3 filhos.

2.5.1 - Ouvar Parigot Davet, nascido em 30 de maio de 1916 em Curitiba (PR).
 
2.5.2 - Luiz Parigot Davet
 
2.5.3 - Niva Parigot Davet  

 

3) Filhos de Júlio Davet e Josephina Maria Nunes da Silveira:

Maria Clara Davet Borges

3.1- Maria Clara Davet [Borges]: Nasceu em 12 de agosto de 1876 em Joinville sendo batizada em 5 de novembro do mesmo ano. Faleceu em 18 de abril de 1939 em Joinville, estando sepultada no cemitério da capela São José. Casou-se em 20 de junho de 1903 com José Agostinho Borges, filho de José Pedro Borges e Quintiliana Maria Corrêa. Ele nasceu em 27 de agosto de 1879 em Joinville e faleceu em 22 de fevereiro de 1958 em Curitiba, onde foi sepultado no cemitério do Boqueirão.          
        
3.1.1 - Luiza Maria Borges [Gonçalves] - Nasceu em 4 de abril de 1904 em Joinville, sendo batizada em 2 de novembro do mesmo ano, faleceu em 3 de setembro de 1980 em Joinville. Casou-se em 18 de junho de 1932 com Placido Gonçalves, filho de João Bento Gonçalves e Merencia Joana da Maia, Ele nasceu em 4 de outubro de 1905 em Joinville e faleceu em 20 de julho de 1988.
 
3.1.1.1 - Olalia Gonçalves

3.1.2 - André Borges - Nasceu em 12 de julho de 1905 em Joinville (SC), foi batizado em 08 de dezembro de 1905 tendo como seus padrinhos, Julio Davet (Avô Materno) e Amalia Borges (Tia Paterna). Casou-se em 04 de fevereiro de 1928 em Joinville (SC), com sua prima Maria Schatzmann. Ela nasceu em 12 de fevereiro de 1907 em Joinville (SC), filha de Germano Schatzmann e Guiilhermina Costa. André faleceu em 05 de maio de 1964 em Curitiba (PR) e Maria faleceu em 19 de março de 1959 em Curitiba (PR).
                
3.1.2.1 - Luiz Borges - Casou-se com Dirce Chinasso
 
3.1.2.2 - Maria Borges - Casou-se com Danilo Gondro 
                
3.1.2.3 - Leonardo Borges - Casou-se com Arselide Bettinelli
 
 
3.1.2.3.1 - Sergio Luiz Borges
 
3.1.2.3.2 - Celso Luiz Borges
 
 
 
3.1.2.4 - Adelaide Borges -
 
3.1.2.5 - João Borges 
 
3.1.2.6 - Iracema Borges
 
3.1.2.7 - Sebastião Borges
 
3.1.2.8 - Clemente Borges  
 
 
3.1.3 - Rosa Borges [Godard] - Nasceu em 25 de setembro de 1907 em Joinville (SC), foi batizada em 17 de maio de 1908 tendo como seus padrinhos, Antonio Budal e Maria Wendelmeyer. Casou-se em 29 de setembro de 1928 em Joinville (SC), com Paulo José Godard. Ele nasceu em 12 de outubro de 1902 em Joinville (SC), filho de Antonio Godard e Maria Wendelmeyer, a madrinha de sua esposa. Rosa faleceu em 15 de janeiro de 1988 em Joinville (SC) e Paulo José faleceu em 06 de novembro de 1979 em Joinville (SC).

3.1.3.1 - Frida Godard [Lütke] - Nasceu em 30 de junho de 1929 em Joinville (SC). Casou-se em 02 de agosto de 1947 em Joinville (SC), com Arnoldo Lütke. Ele nasceu em 16 de julho de 1922 em Joinville (SC), filho de Henrique Lütke e Helena Voigt. Frida faleceu em 10 de maio de 2017 em Joinville (SC) e Arnoldo faleceu em 05 de junho de 1980 em Joinville (SC).

 
3.1.3.1.1 - Alfrido José Lütke 
 
3.1.3.1.2 - Arnalda Olivia Lütke
 
3.1.3.1.3 - Olione Carmo Lütke
 
3.1.3.1.4 - Paulo Henrique Lütke

 
3.1.4 - Paulo Borges - Nasceu em 08 de abril de 1909 em Joinville (SC), foi batizado em 31 de maio de 1909 na Capela de São José, Pirabeiraba, Joinville (SC), tendo como padrinhos Luiz Budal e Luiza Davet (Tia Materna). Após desentendimentos com seu pai José Agostinho, Paulo veio construir uma vida no Rio de Janeiro, lá ele construiu uma bela casa e obteve sua propria rede de farmacias depois de um tempo ele trouxe seus sobrinhos Osvaldo e Osmario, para aprenderem a serem praticos de farmacias. Paulo faleceu em 07 de janeiro de 1980 na casa de sua irmã Josefina no Rio de Janeiro (RJ), o ano de 1980 foi triste para os irmãos Borges, pois logo após em 03 setembro Luiza faleceria e em 14 de outubro seria a vez de Florisbela, o falecimento de Paulo foi de grande tristeza para suas irmãs, sobrinhos e sobrinhas.
 
 
3.1.5 - José Camilo Borges - Nasceu em 15 de julho de 1911 em Joinville (SC), foi batizado em 05 de novembro de 1911 na Capela de São José, Pirabeiraba, Joinville (SC), tendo como padrinhos Gustav Hartkopf Jr (Primo e Tio por casamento) e Josefina Nunes da Silveira (Avó Materna), José Camilo faleceu em 11 de dezembro de 1948 em Joinville (SC), José Camilo sofria de Epilepsia, doença que o afetou até o fim de sua vida, com o falecimento de sua mãe Maria Clara em 1939, José foi de mal a pior, a doença o deixava estável e agitado, a cada hora ele poderia sofrer um novo surto, durante uma visita a casa de se irmão Paulo no Rio de Janeiro nos anos de 1940, José Camilo teve um novo ataque que o deixou bastante vulneravel e cada vez mais estavel, após retornar a Joinville ele foi morar com sua irmã mais velha Luiza, seu cunhado Placido e sua sobrinha Olalia que cuidaram dele até ele vir a falecer. Tio Jeca como era conhecido não teve filhos.

3.1.6 - Leonor Borges [de Mello]  - Nasceu em 15 de maio de 1913 em Joinville (SC), foi batizada em 08 de dezembro de 1913. Casou-se com Afonso Pereira de Mello. Ele nasceu em 07 de janeiro de 1923 em Sengés (PR), filho de  José Pereira de Mello e Elisa Schiliphake. Leonor faleceu em 24 de março de 1988 em São José dos Pinhais (PR) e Afonso deu fim a seus ultimos dias em 02 de fevereiro de 1954 em um Sanaótorio em Curitiba (PR). Afonso sofria de tuberculose, doença rara nos dias de hoje, mas que naquela epoca vitimava muitas pessoas, e estava em tratamento em um sanatorio, sem cura e separado de sua esposa e filhas ele já sabendo que poderia falecer a qualquer momento, resolveu ir ao terraço do sanatório e lá deu o salto que terminaria com seus dias. Essa foi a realiade de uma triste historia de uma das varias vitimas dessa doença.
 
 
3.1.6.1 - Iva Borges de Mello
                
3.1.6.2 - Ivonete Borges de Mello 
 
3.1.6.3 - Ivone Borges de Mello
         
 
3.1.7 - Florisbela Borges [Bernardo] - Nasceu em 24 de abril de 1915 em Joinville (SC), foi batizada em 27 de julho de 1915. Casou-se em 07 de abril de 1934 em Joinville (SC), com Alfredo Bernardo. Ele nasceu em 21 de julho de 1910 em Joinville (SC), filho de Manoel Bernardo e Wilhelmine Reise. Florisbela faleceu em 14 de outubro de 1980 no Rio de Janeiro (RJ), sendo sepultada no Cemitério de Inhaúma e Alfredo faleceu em 07 de abril de 1960 no Rio de Janeiro (RJ), sendo sepultado no Cemitério Ricardo de Albuquerque. Alfredo faleceu no dia em que o casal completava 26 anos de casamento.
 
 
3.1.7.1 - Osvaldo Bernardo - Nasceu em 05 de setembro de 1934 em Joinville (SC). Veio para o Rio de Janeiro nos anos 40 juntamente com seu Tio Paulo Borges e seu irmão Osmario, para trabalhar nas farmácias de seu Tio Paulo. Casou-se em 1953 no Rio de Janeiro com Zenir de Azevedo. Ela nasceu em 18 de julho de 1936 no Rio de Janeiro-RJ. Osvaldo faleceu em 01 de setembro de 2005 em Caxambu (MG) e Zenir faleceu em 09 de dezembro de 2009 em Caxambu (MG).
 
 
  3.1.7.2 - Manoel Bernardo - Nasceu em 25 de setembro de 1935 em Joinville (SC), Manoel faleceu em 25 de setembro de 1935 em Joinville (SC), poucas horas após seu nascimento.
 

3.1.7.3 - Osmario Bernardo - Nasceu em 31 de maio de 1937 em Joinville (SC), foi para o Rio de Janeiro nos anos 40 junto com seu tio Paulo e irmão Osvaldo. Casou-se em 1968 com Antonia Feitosa da Rocha. Ela nasceu em 17 de agosto de 1941 em Crato (CE), filha de Francisco Cícero da Rocha e Maria Dores Santos. Osmario faleceu em 24 de abril de 2018 em Brasília (DF). Depois de anos lutando contra um AVC que havia sofrido em 2002 e que o deixara debilitado .
 
          
3.1.7.4 - Cecilia Bernardo - Nasceu em 22 de novembro de 1938 em Joinville (SC). Veio para o Rio de Janeiro com 12 anos em 1950 junto com seus pais e seus irmãos mais novos, pois os mais velhos (Osvaldo e Osmario) já tiham vindo antes com seu tio Paulo Borges. Casou-se em 30 de junho de 1956 no Rio de Janeiro-RJ, com Sezefredo Mayolino, o casamento foi de grande alegria para ambas as famílias. Sezefredo nasceu em 23 de novembro de 1931 em Cuiabá (MT), filho do italiano Saturnino Nicola Mayolino e Veleda Gardès. O Casamento gerou dois filhos. Assim como todos os filhos em 07 de abril 1960 a morte repentina de Alfredo foi um choque para Cecilia que esteve junto de seu pai até o ultimo instante e assim como Adelaide era muito próxima dele.
 
 3.1.7.4.1 - Ricardo Mayolino 

 3.1.7.4.2 - Roberto Mayolino 


 
Casamento de Adelaide Bernardo e Julio
Crédito: Grupo Facebook Descendentes
de François Davet & Marie Richoz
3.1.7.5 - Adelaide Bernardo - Nasceu em 18 de agosto de 1942 em Joinville (SC). Casou-se em 31 de março de 1960 no Rio de Janeiro (RJ), com Julio João Dias Moreira. Ele nasceu em 15 de março de 1934 no Rio de Janeiro (RJ), filho de Oscar Dias Moreira e de Leonor Coelho. Dois dias após o casamento, Julio foi convocado para ir trabalhar em Brasília que viria ser inaugurada no dia 21 de abril de 1960, Adelaide e Julio chegaram em Brasília no dia 04 de abril, 3 dias depois, Alfredo Bernardo, pai de Adelaide a quem ela era muito próxima  faleceu repentinamente aos 49 anos no dia 7, Adelaide só foi saber do falecimento de seu pai ao retornar ao Rio de Janeiro. Adelaide e Julio tiveram um casamento muito feliz que gerou 3 filhos. Julio faleceu em 16 de outubro de 2019 no Rio de Janeiro. O Casal estava próximo em comemorar 60 anos de casados. 
 
 3.1.7.5.1 - Sergio Dias Moreira

 3.1.7.5.2 - Julio Dias Moreira
 
 3.1.7.5.3 - Scheila Dias Moreira


3.1.7.6 - Adélia Bernardo - Nasceu em 12 de maio de 1945 em Joinville (SC), Adélia faleceu em 27 de janeiro de 1947 em Joinville (SC), com apenas 2 anos.


3.1.7.7 - Maria Bernardo - Nasceu em 30 de agosto de 1947 em Joinville (SC). Casou-se com Carlos Gomes de Azevedo. Ele nasceu em 11 de julho de 1941 em Guaçui (ES), filho de Sebastião Gomes de Azevedo e Zilda de Azevedo Rodrigues. Maria faleceu em 22 de fevereiro de 2019 em Campo Grande (MS) e Carlos faleceu em 15 de julho de 2001 no Rio de Janeiro (RJ). 
 

3.1.7.8 - Orivaldo Bernardo - Nasceu em 28 de junho de 1950 em Joinville (SC). Chegou no Rio de Janeiro dois meses após seu nascimento. Casou-se, com Quiteria Paula de Lima. Ela nasceu em 05 de junho de 1943 em Garanhuns (PE), filha de Pedro Carlos de Lima e Iraci Paes. Orivaldo faleceu em 16 de abril de 2021 no Rio de Janeiro-RJ, logo depois de ter retornado de uma visita a Brasilia por ocasião do aniversario de 82 anos sua irmã Cecilia em 22 de novembro de 2020, foi a ultima vez que os irmãos se viram. Quitéria faleceu em 25 de abril de 2019 em Recife (PE).
 
 
            
3.1.8 - Josefina Borges [Fleith] - Ela nasceu em 18 de fevereiro de 1917 em Joinville, sendo batizada em 9 de julho do mesmo ano. Ela faleceu em 25 de novembro de 2010 no Rio de Janeiro, sendo sepultada em Joinville, na capela São José (Pirabeiraba). Casou-se em 19 de dezembro de 1936  com Affonso Nicolau Fleith. Affonso, que nasceu em 10 de setembro de 1911 e morreu em 27 de fevereiro de 1973. Affonso era filho de João Jacob Fleith e Maria Antônia Gourdard, donos da casa Fleith, hoje tombada pelo patrimônio histórico de Joinville.
 
3.1.8.1 - Alcir Fleith 
              
3.1.8.2 - Nair Fleith
 
3.1.9 - Leonardo Borges - Nasceu em 24 de julho de 1918 em Joinville (SC). Leonardo faleceu em 18 de dezembero de 1919 em Joinville (SC) com apenas um ano.

Casamento de Maria Nunes Davet
com Henrique Britzig, Edital de
Registro Civil no jornal A Notícia,
edição de 4 de julho de 1940
3.2 - José Davet: Nasceu em Joinville em 18 de março de 1878, batizado em 5 de Maio de 1878 e faleceu em 18 de outubro de 1960 (conforme averbação no registro de casamento). José foi casado com Luiza Nunes da Silveira [Davet]. Luiza nasceu em 25 de Setembro de 1891, em Guaratuba (PR) e é filha de Juvencio Nunes da Silveira e  Joaquina Costa [da Silveira]. Ela faleceu em 1 de Janeiro de 1967.
        
3.2.1 - Anna Davet [Pinto] - Nasceu em 28 de agosto de 1913 em Joinville, sendo batizada em 28 de dezembro do mesmo ano, faleceu em 14 de setembro de 1962 em Joinville. Casou-se em 27 de junho de 1936 com Conrado Pinto.
         
3.2.2 - Maria Davet [Brietizg] - Nasceu em Joinville em 29 de Setembro de 1914 e casou-se com Henrique Guilherme Augusto Brietzig em 2 de Julho de 1940. Guilherme é filho de Rudolph e Paulina Brietzig.

3.2.3 - Frida Davet [Struck] - Nasceu em 07 de agosto de 1916 em Joinville (SC). Casou-se com Arthur Struck.

3.2.2.1 - Nelson Struck - Nasceu em 10 de Junho de 1936 em Joinville e faleceu em 04 de Novembro de 1971.

Josefina e Paulo Merling
Fonte merling web site 
3.2.3 - Josefina Davet [Merling] - Nasceu e 16 de Abril de 1918 e casou-se com Paulo Merling, nascido em 28 de maio de 1915, em Budyshche, Wolhynien, Ucrânia dentro do império Russo. Essa região é de colonização alemã. Paulo era "fundidor". A árvore genealógica Merlin Web Site afirmou que Paulo "Emigrou com a família para Milken - Prússia Oriental (Império Alemão), fugindo da Revolução Comunista de 1917. Emigrou para o Brasil com a mãe e dois irmãos em 1926, devido à forte depressão na economia alemã". Josefina morreu em 3 de Setembro de 1964. O Marido morreu 3 anos depois, em 23 de Outubro de 1967. Estão sepultados no Cemitério Municipal de Joinville (clique). Paulo tinha terras na rua Rio Grande do Sul, vendidas depois Nelson Walter (Vide mais no Apêndice 2 sobre essas terras)

3.2.4 - Nair Davet - Nasceu em 16 de janeiro de 1920 em Joinville (SC), foi batizada em 19 de março de 1920. Casou-se em 13 de dezembro de 1945 em Joinville (SC), com Guilherme Maul. Ele nasceu em 10 de junho de 1917 em Joinville (SC), filho de João Maul e Teresa Valentin. Nair faleceu em 29 de junho de 1999 em Joinville (SC) e Guilherme faleceu em 02 de fevereiro de 1982 em Joinville (SC).
 
3.2.2.1 - Mario Maul - Nasceu em 06 de maio de 1940 em Joinville (SC) e faleceu em 08 de janeiro de 2009 em Joinville (SC). 
                
3.2.2.2 - Norma Maul 

3.2.2.3 - Osmar Maul - Nasceu em 31 de maio de 1944 em Joinville (SC) e faleceu em 16 de outubro de 1980 em Joinville (SC).
 
3.2.2.4 - Osmarina Maul  

3.2.2.5 - Osnilda Maul
 
3.2.3 - Alfredo Nunes Davet  - Nasceu em 8 de Junho de 1925. Casou-se com Maria Moreira em 9 de Dezembro de 1950. Ela nasceu em 13 de Março de 1929, em Araquari, SC, filha de Carlos Antonio Moreira e de Rita Frozina Moreira. Alfredo era operário por ocasião do casamento e servente quando faleceu, em 19 de Agosto de 1976, no hospital São José de Joinville. Morreu de hemorragia cerebral/hipertensão arterial. O registro de óbito alistou os seguintes filhos (Idade em 1976 entre parênteses)

3.2.3.1 - Valdir Davet (25)

3.2.3.2 - Marli Davet (23)

3.2.3.3 - Marlene Davet (21)

3.2.3.4 - Valmir Davet (14)

3.2.3.5 - José Carlos Davet (12)

3.2.3.6 - Gerson Luiz Davet (10)

3.2.3.7 - Paulo Cesar Davet (6)

3.2.7 - Eulalia Davet [Pereira] - Nasceu em 27 de março de 1928 em Joinville (SC). Casou-se em 15 de março de 1945 em Joinville (SC), com José João Pereira. Ele nasceu em 04 de abril de 1924 em Joinville (SC), filho de André Bento Pereira e Adélia Norberta da Rocha. Eulalia faleceu em 27 de junho de 1973 em Joinville (SC) e José João faleceu em 28 de junho de 1998 em Joinville (SC).
 
3.2.7.1 - Gilberto Pereira 
 
3.2.7.2 - Angela Pereira
 
3.2.7.3 - Iara Pereira 
 
3.2.7.4 - Roberto Pereira
 
   
3.2.8 - Euclides Davet - Nasceu em 23 de maio de 1929 em Joinville (SC). Casou-se em 04 de dezembro de 1948 em Joinville (SC), com Margarida Leite. Ela nasceu em 26 de setembro de 1929 em Joinville (SC), filha de João Francisco Leite e Maria Fagundes dos Reis. Euclides faleceu em 20 de março de 1999 em Joinville (SC) e Margarida faleceu em 08 de Julho de 2015 em Joinville (SC).

3.2.8.1 - Iris Davet
 
3.2.8.2 - Vilson Davet 
 
3.2.8.3 - Rita Davet 
 
3.2.8.4 - Jobel Davet 
 
3.2.8.5 - Astrogildo Davet

 

Lápide do casal Maria e Tibério Lopes
Fonte Billion Graves, Fotógrafo: corujasmafra@hotmail.com
 
3.3 - Amélia Davet [Dias]: Nascida em Joinville em 10 de agosto de 1879, e batizada em 8 de dezembro do mesmo ano. Segundo registro de óbito do pai, era casada com Jones [Jonas Alexandre] Dias.

3.3.1 - Maria Luiza Dias [Lopes] - Nasceu em 19 de agosto de 1911 e foi batizada em 5 de 
novembro daquele ano, na capela São José (estrada da Serra), em Joinville. Casou-se com Tibério Galdino Lopes. Faleceu em 1 de novembro de 1971.

3.3.2 -  João Dias

3.3.3 - Julio Dias 

3.3.4 - Adelaide Dias [Manoel] - Nasceu em 27 de junho de 1918 em Joinville (SC), Casou-se com Antonio José Manoel.
 
3.3.4.1 - Celina Maria Manoel 

3.3.4.2 - Celso Sebastião Manoel
       
3.3.5 - Alfredo Dias
 
3.4 - Anna Davet [Hartkopf]: Anna nasceu em 20 de agosto de 1882. Ela casou-se em 1 de abril de 1903 com Gustav Hartkopf filho, primo dela, filho de sua tia Maria Isabel Davet [Hartkopf]. Anna morreu em 8 de julho de 1960. Seu registro de óbito identifica 4 filhos:
Há mais informações sobre Anna e Gustav Hartkopf e filhos no artigo "Os Hartkopfs, da Prússia para Joinville", sob o subtítulo "Terceira Geração".

Não é de hoje que não tá
fácil pra ninguém.
Governo cobrando imposto
em atraso, de Juvencio Davet,
em Edital no A Notícia edição
de 7 de abril de 1931
3.5 - Juvêncio Davet: Nasceu em 20 de Outubro de 1883. O Católico Juvêncio casou-se com a protestante Paulina Erzinger em 14 de novembro de 1908. Juvêncio foi membro da "Cooperativa Mixta dos Plantadores de Canna de Assucar de Pedreira". Ele faleceu em 5 de setembro de 1953 em Joinville. Paulina faleceu em 19 de janeiro de 1922 e foi sepultada no Cemitério Evangélico da Estrada Dona Francisca.
 
3.5.1 - Paula Davet [Hänsch] - Nasceu em 17 de Março de 1909 em Joinville (SC), foi batizada em 31 de maio de 1909. Casou-se em 30 de junho de 1928 em Joinville (SC), com Augusto Germano Hänsch. Ele nasceu em 25 de fevereiro de 1903 em São Paulo (SP), filho de Ernesto Hänsch e Maria Mayer. Paula faleceu em 26 de setembro de 1953 em Canoinhas (SC), 26 dias depois da morte de seu pai Juvêncio e Augusto Germano faleceu em 19 de setemebro de 1995 em Canoinhas (SC).
 
3.5.1.1 - Flavio Hänsch
  
3.5.1.2 - Osvaldo Hänsch
 
3.5.1.3 - Cecilia Hänsch
 
3.5.1.4 - Alfrido Hänsch  
         
3.5.1.5 - Norma Hänsch
 
3.5.2 - Luiz Davet - Nascido em 18 de abril de 1910, Luiz casou-se com Elly Schmöckel em 22 de maio de 1943 em Pirabeiraba. Elly nasceu em 29 de julho de 1915. Luiz morreu em 18 de Novembro de 1966. Ela veio a óbito em 10/07/1993. Ambos estão enterrados no Cemitério Municipal de Joinville. As imagens das lápides estão disponíveis no site Billion Graves.

3.5.3 - Leopoldo Davet - Nasceu em 15 de julho de 1913 em Joinville (SC), foi batizado em 26 de setembro de 1913. Casou-se em 13 de janeiro de 1940 em Canoinhas (SC), com Wally Linzmeyer. Ela nasceu em 18 de outubro de 1919 em Hansa (SC), filha de André Linzmeyer e de Elsa Mayer. Leopoldo faleceu inesperadamente em 07 de novembro de 1952 em Canoinhas (SC) e Wally faleceu em 17 de agosto de 1982 em Canoinhas (SC).

3.5.4 - Rosa Davet [Schmidt] - Nasceu em 30 de agosto de 1911 em Joinville (SC), foi batizada em 05 de novembro de 1911. Casou-se em 30 de novembro de 1935 em Joinville (SC), com Afonso Alexandre Schmidt. Ele nasceu em 05 de agosto de 1900 em Joinville (SC), filho de Carlos Schmidt e Sophia Rosenberg. Rosa faleceu em 28 de janeiro de 1992 em Joinville (SC) e Afonso faleceu em 16 de agosto de 1984 em Joinville (SC). Sem Filhos.
 
3.5.4 - Erna Davet [Schmöckel] - Nasceu em 10 de Março de 1915. Casou-se em 17 de abril de 1937 em Pirabeiraba, com Bruno Guilherme Gustavo Schmöckel, nascido em Joinville em 21 de Maio de 1908. Bruno é irmão de Elly, casada com o Luiz três nomes acima. Gustavo e Elly são filhos de Carlos Schöckel e Ida Ellmer. Ele nasceu em 22 de Setembro de 1876 e faleceu em 6 de Janeiro de 1929. Ela nasceu em 11 de Janeiro de 1888.

3.5.5 - Luiza Davet [Fleith] - Nasceu em 10 de julho de 1916 em Pirabeiraba e casou-se com Alvino Fleith em 14 de junho de 1941. Luiza veio a falecer em 14 de outubro de 1995, conforme averbação em seu registro de casamento.

3.5.6 - Alfredo Davet - (1918-2006) Casou-se com Rosa Selmer. Seu nome consta no edital de alistados do Serviço Militar, publicado no Jornal A Notícia de 11/11/1936, página 4.

3.5.7 - Eugenio Davet - Nasceu em 1925, filho de Juvêncio Davet com sua segunda esposa, Maria Sierth, Eugenio faleceu em 1975 
Casamento de Paulina e Roberto Nunes
Crédito: Grupo Facebook Descendentes
de François Davet & Marie Richoz

3.6 - Paulina Davet [Nunes]: 
Nasceu em 14 de novembro de 1885 em Joinville (SC), foi batizada em 05 de abril de 1886. Casou-se em 23 de agosto de 1919 em Joinville (SC), com Roberto Nunes da Silveira. Ele nasceu em 26 de março de 1887 em São Francisco do Sul (SC), filho de Bernardino Nunes da Silveira e Anna Gomes de Freitas. Paulina faleceu em 11 de março de 1953 em Joinville (SC) e Roberto faleceu em 29 de junho de 1942 em Joinville (SC).

 
3.6.1 - Lavina Nunes da Silveira - Nasceu em 12 de Julho de 1920 em Joinville (SC). Casou-se em 23 de junho de 1951 em Joinville (SC), com José Gomes de Freitas. Ele nasceu em 17 de setembro de 1917 em Joinville (SC), filho de Verissimo Gomes de Freitas e Maria Ignácia de Mello. Lavina faleceu em 17 de setembro de 1994 em Joinville (SC) e José faleceu em 07 de janeiro de 1986 em Joinville (SC).

3.6.1.1 - Alcides Gomes de Freitas

3.6.1.2 - Maria Gomes de Freitas
 
3.6.1.3 - Luiza Gomes de Freitas
 
3.6.1.4 - Paulina Gomes de Freitas
 
3.6.1.5 - Silvia Gomes de Freitas

 
3.6.2 - Livino Nunes da Silveira - Nasceu em 22 de abril de 1922 em São Francisco do Sul (SC). Casou-se em 23 de setembro de 1950 em Joinville (SC), com Lair de Oliveira Cercal. Ela nasceu em 09 de fevereiro de 1931 em São Francisco do Sul (SC), filha de Hercilio de Oliveira Cercal e Francisca de Araújo. Livino faleceu em 16 de julho de 2012 em Joinville (SC) e Lair faleceu em 22 de maio de 2018 em Joinville (SC).
 
3.6.2.1 - João Nunes da Silveira
 
3.6.2.2 - Sonia Nunes da Silveira
 
3.6.2.3 - Silvia Nunes da Silveira
 
3.6.2.4 - Osório Nunes da Silveira 
 
 
3.6.3 - Maria Nunes da Silveira - Nasceu em 26 de julho de 1923 em São Francisco do Sul (SC). Casou-se em 24 de fevereiro de 1951 em Joinville (SC), com José Gomes de Freitas. Ele nasceu em 16 de maio de 1923 em Joinville (SC), filho de Antonio Gomes de Freitas Jr e Valéria da Rocha Coutinho. Maria faleceu em 22 de maio de 2016 em Joinville (SC) e José faleceu em 27 de junho de 1977 em Joinville (SC).
 
3.6.3.1 - Teresinha Gomes de Freitas
 
3.6.3.2 - Iracema Gomes de Freitas
 
3.6.3.3 - Antonio Gomes de Freitas
 
3.6.3.4 - Adelaide Gomes de Freitas
 
3.6.3.5 - Luiz Gomes de Freitas 
 
3.6.3.6 - José Gomes de Freitas
 
3.6.3.7 - Ondina Gomes de Freitas
 
3.6.3.8 - Tania Gomes de Freitas 

 
3.6.4 - José Nunes da Silveira - Nasceu em 30 de setembro de 1926 em São Francisco do Sul (SC), e faleceu em 13 de outubro de 2020 em Joinville (SC).     
 
3.6.5 - Anna Nunes da Silveira - Nasceu em 16 de novembro de 1928 em São Francisco do Sul (SC), Anna ainda é viva.
 
3.7 - Francisco Davet: Nasceu em 18 de Outubro de 1889. Francisco desposou, em Joinville, a Amalie Anne Marie Sierth, nascida em 20 de Agosto de 1890, filha de João Sierth (Johann Peter Sierth) e Amalie Wilhelmine Erzinger [Sierth]. Conforme averbação no registro de casamento deles, Francisco faleceu em 22 de Outubro de 1964, na residência dele, que ficava na rua Padre Anchieta, em Joinville. Segundo as memórias de Anesia Terezinha Piske (Dumke) o apelido dele era "Chiquito". A lápide de Amalia no cemitério da capela São José (Pirabeiraba, Joinville) mostra que ela morreu em 10 de junho de 1979.

3.7.1 - Raul Davet

3.7.1.1 - Célia Davet

3.7.1.2 - Sandro Davet

3.7.1.3 Sueli Davet

3.7.1.4 - Célio Davet
Lápide de Levino Davet, na Capela São José
(Pirabeiraba, Joinville)

3.7.2 - Levino Davet - Nasceu em 03 de Julho de 1929. Foi casado com Edith Machado. Levino é homenageado pelo estádio de futebol amador que leva seu nome, localizado no Recanto Davet. Ele morreu em 29 de Julho de 1988.

3.7.2.1 - Gilberto Davet

3.7.2.2 - Norberto Davet - Proprietário do Recanto Davet, em Joinville (clique aqui para conhecer).

3.7.2.3 - Valtrudes Davet [Rieck] - Casada com Evaldo Rieck. Não tiveram filhos

3.7.3 - Lídia Davet [Sautchuk] - Nasceu em 12 de abril de 1932, em Pirabeiraba (Joinville-SC). Ela casou-se com Miroslau Sautchuk em 8 de setembro de 1956. Lídia faleceu em 29 de setembro de 2011. 

3.7.3.1 - Marcos Sautchuk 

3.7.3.2 - Norberto Sautchuk 

3.7.3.3 - Márcia Regina Sautchuk 

3.8 - Guilhermina Davet [Monney]: Nasceu em 04 de abril de 1891 em Joinville (SC), foi batizada em 25 de agosto de 1891. Casou-se em 13 de outubro de 1917 em Joinville (SC), com Joaquim Angelo Monney. Ele nasceu em 30 de outubro de 1897 em Joinville (SC), filho de Louis Monney e Luiza Maria Arins. Guilhermina faleceu em 02 de agosto de 1971 em Joinville (SC) e Joaquim faleceu em 23 de novembro de 1985 em Curtiba (PR).

3.8.1 - Alzira Monney

3.8.2 - Almiro Monney

3.8.3 - Anita Monney

3.8.4 - Adelaide Monney
 
3.8.5 - Anatalia Monney 
 
3.8.6 - Ananias Monney
 
3.8.7 - Anesia Monney
 
3.9 - André Davet: Nasceu em 15 de outubro de 1892 em Joinville (SC), casou-se com Maria Antony Goudard [Davet], nascida em 25 de janeiro de 1898. André protagonizou um fato curioso, abordado pelo site Jornal Retrô. Andre trocou farpas com João Fleith usando o jornal. Os desafetos publicaram recados um ao outro através do jornal Gazeta do Commercio, entre abril e maio de 1917.
Gazeta do Commercio, 14/4/1917
Fonte: http://www.jornalretro.com/edicoes/9/deu-no-jornal.html
1) Andre publicou nota prevenindo que se João e seus filhos não parassem de espalhar boatos, ele faria queixa na polícia.
2) João Fleith replicou via aviso no mesmo jornal que nunca falou mal de André e que este deveria testemunhar se souber desses boatos.
3) André treplicou via jornal dizendo que se necessário fosse, ele teria provas e testemunhas sim.
4) João então publicou uma declaração de que queria as provas então, porque ainda não sabia do que se tratava. Estava legal até, o embate, mas ele ficou por aí, pelo menos nas publicações. Os desafetos tiveram parentes que se casaram: Luiza, sobrinha de André Davet (filha de Juvencio), casou-se com Alvino Fleith, filho do João Fleith.
Visite o site Jornal Retrô e veja o conflito nos recortes de jornal.
Adelina Davet
André Davet voltou a ser citado pelos jornais, agora pelo A Notícia, por ter denunciado reuniões de cunho integralista em Joinville, no "quilômetro 15 da Estrada Dª Francisca", algo que o jornal considerou uma "grave denúncia". A denúncia foi publicada no dia 30 de Abril de 1943.
André faleceu em 18 de julho de 1958 e Maria Antony em 7 de março de 1960

3.9.1 - Adelina Davet [Piske] - Nasceu em 27 de julho de 1918 e casou-se com Frederico Augusto Piske. Adelina morreu de hipertensão arterial em 20 de maio de 1966.

3.9.1.1 - Frederico Augusto Piske

3.9.2.2 - Anesia Terezinha Piske
Ernesto Davet

3.9.2.3 - Dalva de Fátima Piske

3.9.3 - Ernesto Davet - Nasceu em 8 de julho de 1922. Seu nome saiu no edital de alistamento A Notícia de 8/11/1939, página 2. Ernesto desposou Adelina Goudard. Ele veio a óbito em 20 de julho de 1950, quando tinha apenas 29 anos, morrendo de "meningite devido a gripe". Nessa ocasião deixou filhos ainda muito pequenos (idade entre parênteses na data da morte do pai). Adelina nasceu em abril de 1924 e faleceu em julho de 1994, segundo dados em sua lápide.

3.9.3.1 - Daniel Davet (5 anos)

3.9.3.2 - Dolores Davet (3 anos)

3.9.3.3 - Osvaldo Davet (2 anos)

3.9.3.4 - Orlando Ernesto Davet (11 meses)

Edital de Casamento de Avelino
Davet e Veronica Guse, publicado
no jornal A Notícia, edição
de 21 de abril de 1943
3.9.4 - Avelino Davet - Nasceu em 22 de janeiro de 1920. Seu nome saiu no edital de alistamento militar publicado no jornal A Notícia de 1/9/1938, página 4. Ele se casou com Veronica Guse, nascida em 29 de maio de 1917, filha de Germani Guse e Minna Baechtold Guse.
Avelino morreu em 30 de Outubro de 2013.

3.9.4.1 - Alfredo Davet - Nasceu em 12 de março de 1944. Casou-se com Elvira Ranlow [Davet]. Alfredo ainda é vivo (2019).

3.9.4.1.1 - Silvio Davet -

3.9.4.1.2 - Eliza Gonçalves da Maia Davet -

3.9.4.2 - Olga Davet - Ainda viva (2019).

3.9.4.3 - Amandos Davet - Ainda vivo (2019).

3.9.4.4 - Alzira Davet - Nasceu em 30 de março de 1952. Ainda viva (2019). É divorciada e tem três filhos.

3.9.4.5 - Olivia Davet - Ainda viva (2019).

3.9.4.6 - Arnoldo Davet - Nasceu em 22 de fevereiro de 1957. Morreu com 10 anos, de tétano, em 16 de janeiro de 1968. Está sepultado  na comunidade São José (Pirabeiraba, Joinville).

3.9.5 - Abílio Davet - Nasceu em 19 de dezembro de 1923 e desposou Alice Lenschow [Davet] em 26 de novembro de 1952. Segundo averbação no registro de casamento, Abílio morreu em 9 de julho de 1983. Conforme lápide de Alice, ela nasceu em 18 de agosto de 1913 e faleceu em 23 de maio de 2012.

3.9.6 - Maria Davet [Pries] - Nasceu em 3 de agosto de 1928 e casou-se em 13 de maio de 1950 com Adalberto Pries.

3.9.7 - Antonio Davet - Nasceu em 26 de dezembro de 1929 e casou-se com Cecília Köhn, em 17 de outubro de 1953. É homenagado por emprestar seu nome a uma rua em Joinville, pela lei municipal nº 5842, de 5 de julho de 2007.

3.9.8 - André Sebastião Davet - Nasceu em 15 de fevereiro de 1932 e casou-se em 19 de junho de 1954 com Alida Bruhn.

3.9.9 - Adelaide Davet - Nasceu em 30 de outubro de 1933 e casou-se em 19 de Dezembro de 1953 em Pirabeiraba, com Ernesto Brüske. No processo de 103/79 de 6/9/1978 eles se separaram judicialmente. Segunda sua lápide no cemitério da capela São José (Pirabeiraba, Joinville), Adelaide faleceu em 06 de dezembro de 2004.

3.9.10 - Arnaldo Davet - Nasceu em 05 de novembro de 1939 em Joinville (SC). Ele foi casado com Elvira Piaz. Faleceu em 15 de outubro de 1979 em Joinville (SC) vitima de um acidente. Arnaldo era funcionário da Prefeitura de Joinville e foi morto pelo próprio caminhão do governo municipal. Em 3 de julho de 1981, pela lei municipal nº 1805 (Joinville), Arnaldo foi homenageado por dar seu nome a uma rua nos Espinheiros.

3.9.10.1 - Dione Davet - nascida em 01/08/1960

3.9.10.2 - Nadia Gorete Davet - nascida em 21/11/1965

3.10 - Luiza Davet [de Mello]: Nasceu em 10 de dezembro de 1894 em Joinville (SC), foi batizada em 16 de maio de 1895. Casou-se em 26 de abril de 1924 em Canoinhas (SC), com Antonio Borges de Mello. Ele nasceu em 05 de setembro de 1893 em São Joaquim (SC), filho de José Almeida de Mello e Esmênia da Silva Borges. Luiza faleceu em 17 de setembro de 1963 em Curitiba (PR) e Antonio faleceu repentinamente em 06 de janeiro de 1941 em Curtiba (PR), enquanto trabalhava, a morte de Antonio causou dificuldades financeiras a familia pois o casal tinha filhos pequenos e Luiza precisou de ajuda de parentes, amigos e de vizinhos para criar os filhos. Evitando assim que os irmãos fossem separados. Luiza foi uma grande mulher que foi pai e mae aos mesmo tempo, sua atidude será sempre lembrada por seus descendentes.
 
3.10.1 - Alfaides Davet de Mello 
 
3.10.2 - Alcides Davet de Mello 
 
3.10.3 - Alfrido Davet de Mello 
 
3.10.4 - Alfrida Davet de Mello 
 
3.10.5 - Alaides Davet de Mello 
 
3.10.6 - Arlene Davet de Mello 
 
3.10.7 - Alice Davet de Mello 
 
3.10.8 - Ademar Davet de Mello 
 
 
3.11 - Adelaide Davet [Cardoso]: Nasceu em 13 de junho de 1896 em Joinville (SC), foi batizada em 07 de março de 1897. Casou-se em 11 de fevereiro de 1932 em Piên (PR), com Alvaro João Cardoso. Ele nasceu em 11 de fevereiro de 1902 em Piên (PR), filho de José Cardoso e Joaquina Vieira. Adelaide faleceu após 1963 em Ponta Grossa (PR) e Alvaro faleceu em 05 de agosto de 1959 em Guaraniaçu (PR). Sem Filhos.
 
3.12 - Maria Dores Davet [Correa]: Nasceu em 20 de dezembro de 1901 em Joinville (SC), foi batizada em 19 de março de 1902.

 

 



 
Rua Arnaldo Davet, nos Espinheiros

 

 

4) Filhos de Pierre Perin e Marie Madelaine Davet [Perin] 


Desconhecidos pelos autores do blog

5) Filhos de Gustav Hartkopf e Marie Isabel Davet Hartkopf 


São estudados em detalhes no artigo "Os Hartkops - Da Prússia para Joinville".

6) Filhos de Leonce (Leoncio) José Davet e Christina Clemente Davet: 


Do registro de óbito de Leoncio tiramos os seguintes nomes (a idade entre parênteses marca quantos anos tinham quando o pai morreu, em 20 de março de 1926):

6.1 - Maria Davet (46 anos), casada com José Becker Sobrinho, filho de João Becker Filho e Isabel Martins dos Santos. José nasceu em 27 de Julho de 1877 em Rio Negro (PR) e morreu em 10 de Março de 1941, em Itaiópolis (SC).

6.1.1  - Francisco Becker - Nasceu em Lucena, Rio Negro, em 14 de Janeiro de 1901. Foi batizado em 2 de Fevereiro de 1901.

6.1.2 - Sebastião Becker - Nasceu em Lucena, Rio Negro, em 6 de Maio de 1903.

6.1.3 - Mathilda Becker - Nasceu em Lucena, Rio Negro, em 3 de Janeiro de 1906.

Paulo Grein Clemente e Julia Becker
Fonte: www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/9NGM-RKT
6.1.4 - Julia Becker Clemente - Nasceu em 16 de Março de 1916. Casou-se com Paulo Grein Clemente, irmão gêmeo de Alfredo, nascido em 23 de junho de 1911, em Bituva Grande, Rio Negro (PR). Paulo faleceu em 18 de Janeiro de 1965 em Itaiópolis (SC). Júlia viveu quase duas vezes mais que o marido, vindo a falecer em 18 de Julho de 2002 em Itaiópolis (SC).

6.2 - Anna Davet - Nasceu em 29 de Maio de 1883 em Rio Negro (PR), sendo batizada em 10 de junho de 1883. Casou-se em 21 de Maio de 1904 com Miguel Becker.
  
6.2.1 - Christina Becker
 
Recorte do Jornal "A Notícia"
de 24 de Junho de 1831
   
6.2.2 - José Becker
 
6.3 - Isabel Davet, (43 anos), casada com João

6.4 - Julio Davet, (38 anos). Julio nasceu em 9 de Agosto de 1889 em Rio Negro (PR). Casou-se em
15 de Janeiro de 1910 em Itaiópolis (SC), com Anna Sauer, nascida em 14 de Janeiro de 1889, também em Rio Negro. Anna é filha de Nicolau Sauer e Maria Hack. Conforme averbação feita no registro de casamento, ele faleceu em 14 de Novembro de 1958, em Itaiópolis.
Julio integrou o diretório municipal do Partido Liberal Catharinense de Itaiópolis.

6.4.1 - José Davet - Nasceu em 4 de Março de 1914 em Itaiópolis, sendo batizado no dia 7 do mesmo mês.

6.4.2 - Joaquim Davet - Nasceu em 18 de Junho de 1916 em Itaiópolis. Joaquim desposou Julina Woehl, nascida em Mafra em 20 de abril de 1913, filha de Andreas Woehl e Maria Sauer. Eles eram primos em segundo grau. Anna, mãe de Joaquim, e Maria, mãe de Julina, eram primas, netas de Peter Sauer.

6.5 - Francisco, nascido em 27 de dezembro de 1891

Com valiosa contribuição de Rodrigo Mayolino

(Nota: Se por questão de privacidade alguma pessoa viva aqui mencionada deseja que seu nome não seja mencionado, por favor, entre em contato para avisar: patrikroger@gmail.com)
__________________________________________________________________

APÊNDICES

Apêndice 1 - O Intrigante caso da Morte de Louis Davet

Era o território do Contestado, também chamado de "Questão de Limites". Santa Catarina dizia que toda a margem sul do Rio Iguassu lhe pertencia. O Paraná dizia que o Oeste hoje catarinense era paranaense. 

A animosidade entre defensores da causa paranaense e catarinense crescia. Em 1905, o assassinato de Louis Davet pode estar diretamente ligado a este assunto e foi chamado na ocasião de "O Caso de Vallões). Eis o que ocorreu: 

Conta o jornal Commercio de Joinville, na sua edição de 19 de agosto de 1905, que Luiz (Louis Davet), morador do Rio Negro, mudou-se para Vallões. O jornal disse que ele foi morar na margem esquerda do Rio Iguassú, "portanto na zona contestada", e afirma que Vallões (Valões) é o nome do lugar onde uma família de mesmo nome era proprietária de terras. 

Hoje, há uma região chamada de Valões, no Paraná, dentro do município de Paula Freitas, um lugar muito vazio, mas que fica à margem direita do rio Iguaçu. Segundo a Wikipédia, a antiga Valões abrangia a atual Irineópolis de Santa Catarina, que fica na margem direita do rio, daí sim, dentro da região contestada. 

Sobre a identificação desse Luiz Davet, o jornal Commercio de Joinville fala que o Luiz Davet assassinado era filho de outro Luiz Davet, antigo morador de Joinville. Não parece ser o caso, já que a esposa do assassinado, segundo o jornal paranaense "Diário da Tarde" de 4 de agosto de 1905, era Maria da Glória. O Luiz que casou com Maria da Glória foi Jean Louis Davet, que migrou da Suíça com o pai François. Ele não era filho de um Luiz Davet que morou em Joinville, mas era o próprio.

Continua o citado jornal mencionando que uma viúva e seus filhos (família Vallões) arrendavam suas terras e Luiz Davet decidiu entrar no ramo da plantação da Erva Mate. Arrendou Luiz uma parte enquanto as outras partes foram arrendadas por Francisco Bittencourt, vulgo Chicuta, que era comissário de polícia do Paraná. Lembremo-nos que Davet tinha laços com Santa Catarina, e isso em região contestada. 

Luiz Davet morava numa casa dividida com a viúva Vallões, como se dizia antigamente "de parede e meia". Chicuta, valendo-se de sua autoridade, proibiu Davet de "tirar hervas do terreno", o que Luiz não aceitou, pois como arrendatário, tinha todo o direito de fazê-lo. Luiz acabou preso, depois foi colocado numa estufa de secar ervas, e companheiros que estavam com ele foram amarrados em árvores e espancados.

Mas o caso ainda teria outros desmembramentos: Em 20 de julho de 1905, às 23 horas, Um cliente de nome Álvaro lhe bateu à porta e foi atendido: Ele queria aguardente. Depois que Álvaro entrou, Luiz foi fechar a porta mas levou um tiro vindo de fora. Ainda conseguiu fechar a porta, mas outro tiro atravessou a porta e o atingiu. Sem sua família, que estava em viagem, Luiz sofreu as últimas horas em agonia, na companhia dos algozes, e no dia seguinte ou dois dias depois, já morto, foi lançado num banhado. 

Apesar de que um dos criminosos, A. dos Santos, vulgo Picancho, fora preso, Chicuta, qual mentor do crime, e os demais continuaram livres. Entre eles estava Pedro Vallões, da família que fizera os arrendamentos, proprietário de terras. Esse Picancho foi descrito como conhecido criminoso, terror de Canoinhas e Timbó, membro da um quadrilha comandada por um tal de Petiço (A Republica: Orgam do Partido Republicado (PR), no dia 3 de agosto de 1905

O Diário da Tarde, do Paraná, na edição de 29 de Agosto de 1905, rebate argumentos do Jornal "A República (PR)" que defendia a inocência de Chicuta. Mas diferente do jornal joinvilense que colocava o freguês Álvaro Magdalena como integrante da quadrilha assassina, o jornal Diário da Tarde descreve que, vendo Álvaro a Chicuta, diz "Que vens fazer aqui Chicuta; feche a porta seu Luiz", momento esse que ocorrem os disparos na porta.    

A culpa recaiu toda em cima de Picancho. Tendo sido descrito como um indivíduo que fazia parte da escolta de captura, Picancho teria assassinado o "criminoso" Luiz Davet.   (A Republica: Orgam do Partido Republicado (PR), no dia 1 de setembro de 1905
 
João Pereira Raymundo Ramos, esposo de Leopoldina Davet (2.3), escreveu nota no jornal A Republica: Orgam do Partido Republicado (PR), no dia 6 de Setembro de 1905, para defender a memória do sogro assassinado. Tendo sido chamado de "Criminoso" em edição anterior citada acima, o assassinado Luiz Davet teve a memória preservada pelo genro, tendo sido aclamado como homem de passado probo e trabalhador, de passado honesto, da qual a sociedade rionegrense era testemunha.
 
Por quê foi assassinado Luiz Davet? Porque Picancho era um criminoso que o matara por sua própria vontade, conta e risco, talvez por alguma vingança pessoal?  Porque Chicuta Bittencourt não queria adversários locais no negócio da Erva Mate?  Ou teria que ver com a "Questão de Limites"?

Sobre esse último ponto, o jornal A República (PR) se irritou profundamente com uma acusação do jornal catarinense "Cruzeiro do Sul" de Lages. No artigo MENTIROSOS..., A República disse que o jornal de Lages noticiou a morte de Davet "ao sabor da própria conveniência", e "usando phrases de dramalhão" acusava o governo paranaense de exercer violências a arbitrariedades em solo contestado. O "Cruzeiro do Sul", nas palavras do "A República", afirma que Davet fora assassinado por vingança, já que ele tomava a peito a causa catarinense na questão do contestado. Então "A República" relembra que a culpa da morte não recaía sob o comissário de polícia ou o governo paranaense, mas sim son Picancho, que poderia ter matado Davet por um simples vingança, "... como frequentemente succede n'essas regiões, onde o menor ressentimento induz fatalmente à desforra." (A Republica: Orgam do Partido Republicado (PR), no dia 9 de setembro de 1905


Apêndice 2 - As terras vendidas por Paulo Merling - Rua Concórdia com Rio Grande do Sul.

Paulo e Josefina tinham um terreno com 47 metros de frente na rua Rio Grande do Sul. Conforme imagem de registro de imóveis abaixo, Paulo vendeu as terras para Nelson Walter em 1946. Em 1950, o prolongamento da Rua Concórdia no trecho entre as ruas Rio Grande do Sul e Coronel Santiago exigiram que parte do terreno em questão fosse desapropriado e o dono (Nelson Walter) indenizado pela prefeitura.  
Mapa de 1949 - no projeto, a rua Concódia seria
aberta até a rua Rio Grande do Sul

 Registro de Venda do Imóvel - Paulo Merling
vendeu para Nelson Walter

Parte do mapa constante no projeto 261/51
da Câmara de Vereadores de Joinville



Apêndice 3 - Outras Fotos

Por causa da fluidez dos textos, nem sempre é possível colocar as fotos ao lado das pessoas citadas. Por isso, vamos colocar mais fotos e imagens aqui nesse apêndice:

Carmem Schneider (2.2.1.1) - Acervo da Família Schneider


Lavina (3.6.1) com seus filhos Alcides (3.6.1.1)
e Maria (
3.6.1.2) - Acervo da Família Davet Nunes da Silveira



Alfredo, filho de Juvêncio (6.5) - Acervo da Família Davet Nunes da Silveira
Crédito: Grupo Facebook Descendentes de François Davet & MArie Richoz







__________________________________________________________________

FONTES

Igreja Saint Pierre et Paul
http://www.upierroches.ch/paroisse%20Promasens.htm

Árvore genealógica dos descendentes de Honoré Davet (EUA)
https://www.myheritage.com.br/site-family-tree-336130331/davet-family?familyTreeID=1

Árvore genealógica dos descendentes de Nicolás Davet (Chile)
https://www.myheritage.com.br/site-family-tree-226157341/harambour

Censo de 1811 feio em Friburgo, Suíça:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89HN-SPK7?i=187&cc=2091721&cat=2091721

Listagem dos passageiros do navio Anna editada pelo Arquivo Histórico de Joinville:
https://www.joinville.sc.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Listas-de-imigrantes-de-Joinville-de-1851-a-1891-e-de-1897-a-1902.pdf

François Davet como fornecedor de material para construção:
Livro Suíços em Joinville (Dilney Cunha)

Óbito de François Davet
Registros da Igreja Católica, São Francisco Xavier, Joinville, SC - Óbitos 1883, Ago-1889, Jan, fl 51, registro 83 (IMG 85) 
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939Z-YPSM-LH?from=lynx1UIV8&treeref=9VCD-HSL&i=84

Óbito de Julio (Jules) Davet
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6529-ZX7?i=33&wc=MXYY-1TY%3A337702401%2C337702402%2C340687101&cc=2016197

Óbito de Leonce José Davet
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6169-YD2?cc=2016197&wc=MXYP-FM9%3A338292001%2C338292002%2C338959501

Batismo de Leopoldina Davet
Brazil, Paraná, Catholic Church Records, 1704-2008;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939J-DNHX-L?cc=2177282&wc=MHN8-4ZS%3A369753801%2C369753802%2C369889901

Nascimento de Maria Magdalena Davet:
Registro Civil, Rio Negro (PR) - Nascimentos, Livro 1 - Jun-1876 a Dez 1879
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9396-QYXZ-P?i=20&cc=2016194

Descendentes de Marcília Davet (2.2) e Carl Gottlieb Schneider:
Árvore genealógica de Ferreira Ramos, no My Heritage
https://www.myheritage.com.br/site-family-tree-128406982/ferreira-ramos

Nascimento de Francisco Davet, filho de Leonce José Davet:
Registro nº 249 de 20 de dezembro de 1891, distrito de Paz da Villa do Rio Negro (PR)

Biografia de Luiz Davet Filho
https://sites.google.com/site/luizdavet/ - acessado em 22/05/2018

Nascimento de Antonio Ovande Davet:
Correio do Norte, Ano 1, N. 25 - Canoinhas, 13 de Novembro de 1947
http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/jornais/correiodonortecanoinhas/1955/CDN1955382.pdf

Nascimento de Sonia Maria Davet:
Correio do Norte, Ano 10, N. 382 - Canoinhas, 31 de Dezembro de 1955
http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/jornais/correiodonortecanoinhas/1953/CDN1953274.pdf

Casamento de Maria José Davet
Correio do Norte, Ano I, N. 2 - Canoinhas, 5 de Junho de 1947
http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/jornais/correiodonortecanoinhas/1947/CDN1947002.pdf

Casamento de Juvêncio Davet
Registros da Igreja Católica, Joinville Matriz São Francisco Xavier - Matrimônios, jul 1908  maior 1914, fl 8v, registro 101
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939Z-YR9Z-LP?i=9&wc=MFKJ-LNL%3A1030401301%2C1030401302%2C1030502901&cc=2177296

Juvencio membro da cooperativa:
Jornal A Notícia, de 17 de Setembro de 1940, disponível no site da BNDigital

Falecimento de Juvencio Davet
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXHK-13?cc=2016197&wc=MXYB-NWL%3A337702401%2C341029101%2C341087401

Casamento de Paula Davet e Augusto Germano Hänsch
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-65P9-BNC?i=164&wc=MXYY-GNP%3A337702401%2C337702402%2C340373501&cc=2016197

Falecimento de Paula Davet 
Correio do Norte, Ano 7, N. 274 - Canoinhas, 3 de Outubro de 1953
http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/jornais/correiodonortecanoinhas/1953/CDN1953274.pdf

Casamento de Luiz Davet e Elly Schmöckel
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXH2-D1?i=104&wc=MXYB-XP8%3A337702401%2C341029101%2C34103560&cc=2016197

Falecimento de André Davet
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXHG-GF?i=66&wc=MXYB-NWL%3A337702401%2C341029101%2C341087401&cc=2016197

Falecimento de Maria Antony Davet - solteira Goudard
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXHL-5J?cc=2016197&wc=MXYB-NWL%3A337702401%2C341029101%2C341087401

Batismo de Maria Clara Davet
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939Z-YT91-Q7?i=47&cc=2177296

Óbito de Maria Clara Davet Borges
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXHL-CC?cc=2016197&wc=MXYB-NP8%3A337702401%2C341029101%2C341068701

Nascimento de Luiza Maria Borges
Santa Catarina, Joinville, Registro Civil, Nascimentos, Livro 15, 17/11/1903 a 22/09/1904, pg 67, nº 121
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939Z-Y5K9-C?i=86&cc=2177296

Batismo de Luiza Maria Borges
Registros da Igreja Católica, São Francisco Xavier, Joinville, SC - Batismos 1901, Nov-1905, Dez , fl 34v, registro 329
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939Z-Y5K9-C?i=86&cc=2177296

Óbito de Luiza Maria Borges
Santa Catarina, Joinville, Pirabeiraba, Registro Civil, Óbitos, Out 1979 a Mar 1986, fl 84, registro nº 623
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939Z-Y5K9-C?i=86&cc=2177296

Nascimento de André Borges
Santa Catarina, Joinville, Registro Civil, Nascimentos, Livro 16, 23/09/1904 a 14/09/1905, pg 170, registro nº 285
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-X3SS-3G?from=lynx1UIV8&treeref=9N3Y-8X6&i=170

Batismo de André Borges
Registros da Igreja Católica, São Francisco Xavier, Joinville, SC - Batismos 1901, Nov-1905, Dez , fl 151, registro 413
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939Z-Y5JV-3?i=155&cc=2177296

Casamento de André Borges
Santa Catarina, Joinville, Registro Civil, Matrimônios, Livro 17, 20/07/1927 a 17/11/1928, pg 77v, nº 13
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-65PS-M1F?i=105&cc=2016197

Óbito de André Borges
Santa Catarina, Curitiba, Registro Civil, Óbitos, Abr-Jul 1964, fl 108, registro nº 918
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9396-713S-SN?from=lynx1UIV8&treeref=9N3Y-8X6&i=57

Nascimento de Rosa Borges
Santa Catarina, Joinville, Registro Civil, Nascimentos, Livro 18, 04/10/1906 a 20/09/1907, fl 197, registro nº 434
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-X3S3-4Q?i=201&cc=2016197

Casamento de Rosa Borges
Santa Catarina, Joinville, Registro Civil, Matrimônios, Livro 17, 20/07/1927 a 17/11/1928, pg 175v, nº 131
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-65P9-2YP?from=lynx1UIV8&treeref=GMW6-VF1&i=203

Óbito de Rosa Borges
Santa Catarina, Joinville, Registro Civil, Óbitos, Livro 11-C,  Mai 1987 a Mai 1988, fl 206v, registro nº 11723
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9396-713S-SN?from=lynx1UIV8&treeref=9N3Y-8X6&i=57

Nascimento de Paulo Borges
Santa Catarina, Joinville, Registro Civil, Nascimentos, Livro 20, 04/08/1908 a 05/05/1909, fl 180v,  registro nº 188
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-X3S9-J8?from=lynx1UIV8&treeref=GMW6-R92&i=182

Batismo de Paulo Borges
Registros da Igreja Católica, São Francisco Xavier, Joinville, SC - Batismos 1908, Jan-1909 Dez , fl 76, registro 296
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939Z-Y5NJ-P?i=79&cc=2177296

Óbito de Paulo Borges
Rio de Janeiro, Registro Civil, Óbitos, 8ª Circunscrição, Livro 420,  1980-jan e fev, fl 8v, registro nº 22.686
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67KQ-JVL?from=lynx1UIV8&treeref=GMW6-R92&i=9

Nascimento de José Camilo Borges
Santa Catarina, Joinville, Registro Civil, Nascimentos, Livro 23, 05/11/1910 a 27/07/1911, fl 193v,  registro nº 395
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-X3S9-9X?from=lynx1UIV8&treeref=GMW6-LT5&i=196

Batismo de José Camilo Borges
Registros da Igreja Católica, São Francisco Xavier, Joinville, SC - Batismos 1911, Mai-1914 Set , fl 14v, registro 413
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939Z-YRST-68?from=lynx1UIV8&treeref=GMW6-LT5&i=16

Óbito de José Camilo Borges
Santa Catarina, Joinville, Registro Civil, Óbitos, Mai 1944 a Mai 1953, fl 113, registro nº 677
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXH2-93?from=lynx1UIV8&treeref=GMW6-LT5&i=115

Óbito de Leonardo Borges
Paraná, Registro Civil, 1852-1996, Livro C-2  - Curitiba, Bacacheri, Óbitos 1984, Ago-1985, Abr, pag. 628, registro nº 245
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9396-8ZSX-5Y?i=153&cc=2016194

Nascimento de Leonor Borges
Joinville, Livro 26 - Nascimentos 1913, Abr-1914, Jan - pág .84 - Reg nº 271
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6L2B-BT?i=43&wc=MXYG-GZS%3A337702401%2C337702402%2C338627301&cc=2016197

Batismo de Leonor Borges
Registros da Igreja Católica, São Francisco Xavier, Joinville, SC - Batismos 1911, Mai-1914 Set , fl 113v, registro 522
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939Z-YTQV-H?from=lynx1UIV8&treeref=K8KD-PH3&i=119

Dados sobre Leonor Borges, Alfonso Pereira de Mello e Ivone de Mello
https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/K8KD-PH3

Óbito de Leonor Borges
Paraná, Registro Civil, 1852-1996, Livro de Registro de Óbitos C-4  - Curitiba, Uberaba, 1988, Fev-Abr, fl 280, registro nº 2039
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9396-ZLKS-D?from=lynx1UIV8&treeref=K8KD-PH3

Casamento de Frieda Nunes Davet [Struck] e Arthur Struck
Joinville,  Livro 3 - Matrimônios 1933, Maio-1935, Jul pag 204-204v - Reg nº 992
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-65P9-BSZ?i=234&wc=MXYY-5ZS%3A337702401%2C337702402%2C340440001&cc=2016197

Nascimento de Florisbela Borges
Joinville, Livro 28 - Nascimentos 05/10/1915-20/07/1915 - pág .132 - Reg nº 241
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6L2B-BT?i=43&wc=MXYG-GZS%3A337702401%2C337702402%2C338627301&cc=2016197

Batismo de Florisbela Borges
Registros da Igreja Católica, São Francisco Xavier, Joinville, SC - Batismos 1914, Set-1919 Nov , fl 38v, registro 268
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939Z-YT3X-1?from=lynx1UIV8&treeref=GMW6-2GW&i=41

Falecimento de Florisbela Borges
Rio de Janeiro, Registro Civil das Pessoas Naturais, Livro C, 9ª Circunscrição (São Cristóvão) - pág. 77, Registro nº 15299
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DW14-YY?i=43&cc=1582573

Casamento de Adelaide Borges
Grupo de Facebook Descendentes de François & Marie Richoz

Nascimento de Josephina Borges 
Joinville, Livro 32 - Nascimentos 21/10/1916-04/07/1917 - fl. 94 - Reg nº 104
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6L29-38W?from=lynx1UIV8&treeref=GMW6-RS9&i=95

Batismo de Josephina Borges [Fleith]
Registros da Igreja Católica, São Francisco Xavier, Joinville, SC - Livro de Batizados - 1914, Set-1919 Nov , fl 124v, registro 218
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939Z-YT3S-V?from=lynx1UIV8&treeref=GMW6-RS9&i=130

Casamento de Josephina Borges [Fleith]
Joinville,  Pirabeiraba - Matrimônios 1933, Dez-1940, Fev - fl 90v, Reg nº 84
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6YKS-CTV?from=lynx1UIV8&treeref=GMW6-RS9&i=89

Falecimento de Josephina Borges [Fleith]
Lápide no Billion Graves
https://pt.billiongraves.international/grave/Josephina-Borges-Fleith/31627182

Falecimento de Nair Fleith
Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012 - Rio de Janeiro - 8ª Circunscrição - Óbitos 1991, Jun-Jul  - Livro 567 - folha 052, Registro nº 110.677
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DTFS-5YV?i=55&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7Q5R-S8W2

Falecimento de Paulo Borges
Rio de Janeiro, Registro Civil das Pessoas Naturais, Livro 420, 8ª Circunscrição (São Cristóvão) - folha 8v, Registro nº 22.686
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67KQ-JVL?i=9&cc=1582573

Casamento de José Nunes Davet
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-65X9-WTR?i=69&wc=MXY5-J3P%3A337702401%2C337702402%2C339381801&cc=2016197

Óbito de Anna Davet [Pinto]
Joinville - Livro 19 - Óbitos 1962, Jun-1963, Dez - Óbito 18.333, Talão 92, Fls 133
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6R7T-JD?i=83&cc=2016197

Casamento de Amélia Davet [Davet]
Santa Catarina, Registro Civil, Joinville, Matrimônios 1909, Maio-1912, Mar - Livro 6B, fl 90, reg nº 87 (IMG92)

Nascimento de Arthur Frederico Emilio Struck
Joinville, Livro 20 - Nascimentos 1908, Ago-1909, Maio - pág .191 - Reg nº 215
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-X393-6QJ?i=192&cc=2016197

Casamento de Frieda Nunes Davet [Struck] e Arthur Struck
Joinville,  Livro 3 - Matrimônios 1933, Maio-1935, Jul pag 204-204v - Reg nº 992
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-65P9-BSZ?i=234&wc=MXYY-5ZS%3A337702401%2C337702402%2C340440001&cc=2016197

Dados sobre Josefina Nunes Davet [Merling]:
Merling Family Tree: https://www.myheritage.com.br/site-family-tree-70235372/merling

Óbito de Josefina Nunes Davet [Merling]:
https://billiongraves.com/grave/Josephina-Davet-Merling/27049397

Nascimento de Alfredo Davet, filho de José Nunes Davet:
Joinville, Livro 51 - Nascimentos 1925, Mai-1925, Out, pág .37 - Reg nº 434

Casamento de Alfredo Davet, filho de José Nunes Davet:
Joinville,  Livro 13B (ou H) - Matrimônios 1949, Jul-1950. Dez pag 237 - Reg nº 5515
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-61HS-3MJ?i=2568&cc=2016197

Óbito de Alfredo Davet, filho de José Nunes Davet:
Joinville,  Livro 2C (?) - Óbitos 1971, Ago-1984 Fev, pag 114v - Reg nº 579
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-61D9-2SQ?i=145&wc=MXYB-Z2S%3A337702401%2C337702402%2C340910201&cc=2016197

Óbito de Anna Davet Hartkopf
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXHK-RL?cc=2016197&wc=MXYB-NWL%3A337702401%2C341029101%2C341087401

Registro Civil, Brasil, Santa Catarina, Joinville, Livro 24, Nascimentos 1911, Jul-1912, Abr: pág 23, registro nº 479

Batismo de Maria Luiza Dias [Lopes]
Registros da Igreja Católica, Igreja de São Francisco Xavier - Batismos 1911, Maio-1914, Set - registro 416, folha 15V

Óbito de Maria Luiza Dias [Lopes]
Joinville, - Óbitos 1971, Ago-1972, Abr, pag 202v - Reg nº 1448 

Casamento de Adelina Davet [Piske]
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6YKS-6YF?cc=2016197&wc=MXYB-X3D%3A337702401%2C341029101%2C341030001

Óbite de Adelina Piske
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXHK-YF?cc=2016197&wc=MXYB-NWL%3A337702401%2C341029101%2C341087401

Casamento de Erna Davet [Schmöckel]
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6YKS-H77?cc=2016197&wc=MXYB-X3D%3A337702401%2C341029101%2C341030001

Casamento de Ernesto Davet
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXHG-4C?cc=2016197&wc=MXYB-XP8%3A337702401%2C341029101%2C341035601

Óbito de Ernesto Davet
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXH5-MF?cc=2016197&wc=MXYB-N29%3A337702401%2C341029101%2C341078001

Óbito de Avelino Davet
Obituário Jornal A Notícia, on-line;
http://wp.clicrbs.com.br/obituarioan/category/sem-categoria/page/124/

Descendentes de Avelino Davet
Conforme informações de Diego Davet, bisneto de Avelino

Óbito de Arnoldo Davet
Lápide no cemitério da Capela São José (Pirabeiraba, Joinville-SC)
https://pt.billiongraves.international/grave/Arnoldo-Davet/31639015

Óbito de Paulina Davet Nunes
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXHL-MM?cc=2016197&wc=MXYB-N29%3A337702401%2C341029101%2C341078001

Casamento de Francisco Davet
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-65B9-KZ4?i=166&wc=MXY5-GTB%3A337702401%2C337702402%2C339469001&cc=2016197

Óbito de Francisco Davet
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6R79-3D6?i=241&wc=MXYB-H29%3A337702401%2C337702402%2C340824601&cc=2016197

Descendentes de Francisco Davet
Nomes fornecidos conforme memória de Anesia Terezinha Piske.

Óbito de Levino Davet
Joinville, Registro Civil, Óbitos 1988, Maio-1989, Maio - pág 79, reg 12.410
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6GLS-7DF?i=110&wc=MXYB-ZZ9%3A337702401%2C337702402%2C340695801&cc=2016197

Sobre Lídia Davet e filhos
Informações passados por Márcia Sautchuk, filha de Lídia

Casamento de Guilhermina Davet (Monney)
Joinville, Registro Civil, Matrimônios, Livro 9B, 30/06/1917 à 09/01/1919 - pág 43, reg 195
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-65B9-GTX?i=43&wc=MXY5-LJT%3A337702401%2C337702402%2C339441701&cc=2016197

Casamento de Luiz Davet
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXH2-D1?cc=2016197&wc=MXYB-XP8%3A337702401%2C341029101%2C341035601

Casamento de Adelaide Davet
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXHT-7W?cc=2016197&wc=MXYB-6TG%3A337702401%2C341029101%2C341051801

Casamento de Antonio Davet
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXHP-RY?cc=2016197&wc=MXYB-6TG%3A337702401%2C341029101%2C341051801

Lei que denomina a rua Antonio Davet, em Joinville
http://leismunicipa.is/dlerh

Casamento de André Sebastião Davet
Brazil, Santa Catarina, Civil Registration, 1850-1999;
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXHR-V1?cc=2016197&wc=MXYB-6TG%3A337702401%2C341029101%2C341051801

Informações sobre Arnaldo Davet
Passado ao Blog por uma filha, nos comentários.

Lei que denomina a rua Arnaldo Davet, em Joinville
http://leismunicipa.is/krjgb

Nascimento de Julio Davet, filho de Leoncio
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9396-QYC2-M?i=92&cc=2016194

Casamento de Julio Davet, filho de Leoncio
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-61L7-32?i=137&cc=2016197

Nascimento de Francisco Becker
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9396-QYQB-2?i=203&cc=2016194

Nascimento de Sebastião Becker
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6GF9-G9Z?i=6&cc=2016197

Nascimento de Mathilda Becker
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6GF9-P7R?from=lynx1&treeref=LB43-MC4

Dados de Júlia Becker Clemente
https://www.familysearch.org/tree/person/details/LY6J-RSK

Nascimento de José Davet
Registros da Igreja Católica, Igreja de Lucena (Itayopolis) - Batismos 1906, Jul-1914, Jul , fl 194, registro 67
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-X9R9-HZN

Casamento de Joaquim Davet
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-62GS-NCZ?i=71&cc=2016197

Óbito de Joaquim Davet
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XMMS-B9P?i=45&cc=2016197





41 comentários:

  1. Boa tarde! Sou Davet e gostaria de entrar em contato para podermos passar informações sobre a família.. ..obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá. Poderá enviar email para patrikrogerARROBAgmail.com. agradecemos o contato

    ResponderExcluir
  3. Sou neto de Avelino Davet gostaria de acrescentar as novas gerações nesse belo trabalho e-mail adavet27sil@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Em primeiro lugar quero agradecer pelo ótimo trabalho, fiquei encantada.
    Eu sou neta de Andre Davet e filha de Arnaldo Davet.

    ResponderExcluir
  5. Olá filha do Arnaldo. Que legal. Caso tenha a corrigir não deixe de comunicar!

    ResponderExcluir
  6. Sou nora de alfredo davet casada com valmir davet neto de jose nunes davet

    ResponderExcluir
  7. Que bom que deixou seu comentário, Neusa. O nome do seu esposo se escreve com V? No registro de óbito de Alfredo estava com W.

    Se por um questão de privacidade alguém ainda vivo prefira que seu nome seja removido do blog, não deixe de comunicar.

    Grande abraço a todos os primos distantes. Sou trineto de Maria Isabel Davet, tia de José Nunes Davet

    ResponderExcluir
  8. Todos os filhos de alfredo davet são vivos o nome de valmir davet e valdir davet São com V mesmo e o utimo nome e paulo cesar davet e que ta paula mais nao da nada pode deixar assim

    ResponderExcluir
  9. Nascimento de Alfredo Davet, filho de José Nunes Davet:
    Joinville, Livro 51 - Nascimentos 1925, Mai-1925, Out, pág .37 - Reg nº 434
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-61D9-2SQ?i=145&wc=MXYB-Z2S%3A337702401%2C337702402%2C340910201&cc=2016197 meu marido e neto de jose nunes davet.

    ResponderExcluir
  10. Legal, vou acrescentar a informação. Agradecido!

    ResponderExcluir
  11. Alguém sabe a data do falecimento do Henrique Guilherme Augusto Brietzig?

    ResponderExcluir
  12. Olá, infelizmente não encontrei essa data. Recebi mensagem sua no Family Search, essa resposta já responde lá hahaha!

    ResponderExcluir
  13. Quero entrar em contato com o dono do blog, whats 47 988519530

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Tem email ou whats App? para trocar menssagem referente a árvore genealógica?

      Excluir
  15. sou filha de amandos davét e neta de Avelino davét casado com Veronica guse,se quiser adicionar essa informação ao seu blog,ficaria lisonjeada,abraços
    qualquer dúvida entre em contato comigo!
    emiemiemietcemilaine@gmail.com
    ou 47996155701

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emilaine. Que bom que vc entrou em contato. Vou acrescentar sim, forte abraço!

      Excluir
    2. Sou neto de Cristina Davet Danielski. Gostaria de ter mais informações. Sei que ela tinha parentes em Itaiópolis

      Excluir
  16. Olá! Gostaria de saber se é possível corrigir os nomes dos filhos de Raul Davét, pois a informação contida no blog não está correta.
    Os filhos de Raul Davét e Layde Paterniani Davét são:
    Célia Davét
    Sueli Davét
    Sandro Davét
    Célio Davét

    ResponderExcluir
  17. Olá, me chamo Romeu Davet, filho de André Sebastião Davet e Alisa Davet, ainda vivos. Somos em 4 filhos: Eu, Sueli Davet, Alceu Davet e Eliane Favet

    ResponderExcluir
  18. Olá, me chamo Rodrigo Mayolino, sou trisneto de Maria Clara Davet & José Agostinho Borges. Posso ajudar complementado nomes e datas.

    ResponderExcluir
  19. Olá, como vai? Gostaria de Compartilhar algumas Informações.

    F - Leopoldina Davet, nasceu em 4 de novembro de 1881 em Rio Negro, Paraná, Brasil. Filha de Luis Davet e de Maria Ferreira de Andrade Davet, foi batizada em 2 de fevereiro de 1882 em Rio Negro, Paraná, Brasil. Casada em data desconhecida com João Raimundo Pereira Ramos, nascido em 31 de agosto de 1875 em Lapa, Paraná, Brasil e falecido em 23 de julho de 1923 em em Lapa, Paraná, Brasil. Filho de Geniplo Pereira Ramos e de Anna Jacinta Ferreira de Bueno Ramos. Após o casamento, Leopoldina passou a assinar, Leopoldina Davet Ramos. Tiveram os seguintes filhos: Todos nascidos em Rio Negro, Paraná, Brasil.

    N- Antenor Pereira Ramos, nascido em 28 de agosto de 1897
    N- Elvira Pereira Ramos, nascida em 14 de outubro de 1899
    N- João Pereira Ramos, nascido em 11 de setembro de 1903
    N- Luis Pereira Ramos, nascido em 8 de fevereiro de 1906
    N- Maria Pereira Ramos, nascida em 24 de janeiro de 1908

    Leopoldina Davet Ramos, faleceu entre 1914 e 1923, pois no registro de óbito de sua mãe, Maria, falecida em 1914, o nome dela consta na lista de filhos ainda vivos naquela data. No registro de óbito de João Raimundo, consta que ele era viúvo em 1923.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Corrigindo: Raul Davet seus filhos são:
    Célia Davet
    Sandro Davet
    Sueli Davet
    Célio Davet

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Sou Cecilia Davet, neta de Gumercindo Davet, filho de Francisco Davet. Vc tem informações a respeito deles?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecília, você faz parte do grupo de FAcebook da Família DAvet? Lá eles conversam e encontraram elos faltantes no artigo acima.

      Excluir
  23. Boa Noite, Sou Filha de Arnaldo Davet (3.9.10 - Arnaldo Davet - Em 3 de julho de 1981, pela lei municipal nº 1805 (Joinville), Arnaldo foi homenageado por dar seu nome a uma rua nos Espinheiros.) E verifiquei que não esta com as informações completas sobre ele, e gostaria que retificasse: Arnaldo Davet, Nascido em 05/11/1939 falecido em 15/10/1979 - Funcionário da Prefeitura de Joinville e morto pelo próprio caminhão da Prefeitura. tinha 39 anos de idade. Casado com Elvira Piaz Davet, nascida em 25/01/1940 falecida em 31/05/2021. Tiveram duas Filhas Dione Davet nascida em 01/08/1960 e Nadia Gorete Davet nascida em 21/11/1965. Agradecia se esta parte também fosse lá colocada pois para o futuro vai haver registro. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro da história do seu pai ,a minha avó morava na rua Piratuba,eles vez por outra falavam desta fatalidade que chocou a todos,meu avô era o João Dias, Filho da Amélia Davet Dias

      Excluir
    2. Olá, atualizado. Grato pelas informações prestadas

      Excluir
  24. Olá, ótima contribuição. Assim que o tempo permitir vamos alterar

    ResponderExcluir
  25. Olá, observei que não consta minha mãe Lídia Davet [Sautchuk], como filha de "3.7 - Francisco Davet". Envio aqui as informações: Lídia Davet [Sautchuk]: nascida em 12 de abril de 1932, em Pirabeiraba, e falecida em 29 de setembro de 2011 em Curitiba-PR. Casou com Miroslau Sautchuk em 8 de setembro de 1956 em Joinville e tiveram 3 filhos: Marcos Sautchuk, Norberto Sautchuk e Márcia Regina Sautchuk.
    Também não consta o tio Clúvis Davet, que casou-se em primeiro matrimônio com Filomena e, depois de viúvo, com Olga (infelizmente não tenho as datas e sobrenomes) - não teve filhos.
    Agradeço a inclusão, quando for possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, agradeço muito as informações. Acabei de incluir. Pode confirmar se o nome do tio é "Clúvis" mesmo?

      Excluir

Capitão João Machado Santiago - Um dos primeiros Prefeitos de Biguaçu

Era o ano de 1833. Nosso país já era independente de Portugal e Dom Pedro I já tinha saído do Brasil e estava brigando com seu irmão Miguel ...

Translate