segunda-feira, 24 de agosto de 2020

OS DRUMMONDS - DA ESCÓCIA MEDIEVAL À BIGUAÇU-SC

A internet possibilitou a pesquisa colaborativa, onde uma pessoa acha um documento e registra uma pessoa antiga, e outro complementa com familiares ou outros documentos da mesma pessoa. O Capitão Kirk da nave Enterprise vai me emprestar seu prólogo, porque na genealogia, estamos indo onde ninguém jamais antes esteve!

As descobertas não param e nos levam a labirintos genealógicos onde é fácil se perder, na rede interminável de conexões. Mas vamos destrinchar aqui uma ramo curioso da genealogia da minha família. Uma linha que nos leva do Brasil aos portugueses, e deles a um clã escocês: O clã Drummond.

Antes de mais nada, é importante lembrar que estamos falando de 10, 20 gerações acima dos escritores do blog, e se uma dessas ligações estiver errada, o vínculo todo dali pra cima se perde. Feito essa ressalva, vamos viajar no tempo e no espaço, voltando à Escócia do século 13 (ou antes).

Castelo Drummond
Clique aqui para ver no google maps - aqui pode ver em 360º - outra foto em 360º

Origem do clã

O nome do Clã Drummond parece derivar da paróquia de Drymen, no que hoje é o distrito oeste de Stirlingshire. O nome gaélico é Druiman (ou dromainn), significando uma crista ou terreno elevado. Há uma lenda que diz que o primeiro morador de Drymen foi um húngaro chamado Maurício, que acompanhava, nas batalhas inglesas pelo trono, um príncipe húngaro chamado George (György).  Segundo a lenda, George estava ao lado de Edgard de Wessex, na sua fuga para a Escócia, quando este fugia de Guilherme da Normandia. Edgard foi o último rei anglo-saxão da Inglaterra.

O relato de Edgard é histórico, mas a companhia de George ou Maurício parece carecer de fontes históricas. A tradição diz que Maurício, membro dessa companhia, foi o fundador do clã Drummond. Maurício e os próximos 4 chefes da casa dos Drummond não tem prova documental. 

O Clã escocês: Pessoas documentadas

Uma ilustração romantizada da era
vitoriana 
de um membro do clã 
Drummond, por RR Mclan, 
em
Os clãs das Terras Altas da Escócia
publicada em 1845.

Só no século 13 encontramos o primeiro Drummond com registro histórico, Sir Malcom Drummond (III), 6º camareiro de Lennox. Este Malcom era de baixa estatura, e ganhou o apelido de Malcom Beg (Malcom Pequeno). Ele casou com Ada, uma nobre, filha do Conde de Lennox.  Malcolm Beg é tido como o 6º Chefe da casa dos Drummonds. Ele Morreu em 1270.

Sir Malcolm Beg Drummond e Ada tiveram, entre seus filhos, Sir Malcolm Drummond (IV), 7º camareiro de Lennox. Malcom nasceu cerca de 1239, e há um documento em 1271 onde ele assina como testemunha perante o conde de Monteith.

O próximo chefe do clã foi o filho do Malcom IV, chamado de John Drummond (II). Ele é o segundo John porque, na linhagem sem documentação, alega-se ter havido outro John. Este foi o 8º camareiro de Lennox e casou-se com a filha de sir Walter Stewart, conde de Monteith. John foi aprisionado pelos ingleses de 1286 a 1297. Morreu em 1301. Há um documento onde ele aparece tendo jurado lealdade a Eduardo, o Primeiro, da Inglaterra. O rei Eduardo é retratado no filme “Coração Valente” como antagonista de William Wallace. 

Sir Malcolm Drummond (V) , filho de John Drummond (II), foi o 9º camareiro de Lennox. Ele foi companheiro de Roberto de Bruce, rei da Escócia, e após a batalha de Bannockburn recebeu terras deste em Perth. Malcolm V casou-se com uma filha de sir Patrick Graham of Kincardine, chamada de Margaret Graham. A Malcolm é creditada a implantação de estrepes , pontas de ferro tetraédricas que, quando jogadas no solo com uma ponta para cima, ferem os cavalos e derrubam os cavaleiros; eles foram muito eficientes contra a cavalaria inglesa.

Robert de Bruce é o rei escocês retratado no filme “Coração Valente”. No filme, ele trai William Wallace, e depois se arrepende e termina a batalha iniciada por Wallace, levando a Escócia à independência da Inglaterra. Não acredite em tudo que você em filmes, Robert não era esse traidor de Hollywood!

William Wallace (Mel Gibson) e Robert de Bruce(Angus Macfadyen), no filme Coração Valente


O filho de Malcolm V foi o 10º camareiro de Lennox, seu nome era Malcolm Drummond (VI). Companheiro do rei David II da Escócia, este Malcom lutou na batalha de Durham. Nessa época a Escócia ainda lutava para se manter independente da Inglaterra. Quando a França planejou uma invasão à Inglaterra em 1346, David II decidiu aumentar a pressão sobre os ingleses por levar um exército para Durham, sob domínio inglês. Malcolm VI acompanhou o rei nesse exército e morreu nessa batalha. Sua filha Margaret (Margarida?) foi rainha consorte, esposa de David II da Escócia. 

Castelo Stobhall e sua capela
Clique aqui para ver no google Maps
O 11º e último Drummond camareiro de Lennox foi Sir John Drummond (III). Casou-se com Mary, filha de sir William de Montifex, barão de Cargill . John III envolveu-se numa disputa com os seus parentes, os Stewarts de Monteith, com guerras de clãs e mortandades em ambos os lados. Por causa dessas disputas, ele deixou de morar em Drumen e fixou residência no castelo de Stobhall (ao lado e vídeo no fim do artigo), em Perth, que herdou através do casamento com Montifex. John III foi iustitiarius Scotiæ (Juiz) em 1332. John morreu em 1373. Sua filha, Anabella, foi rainha consorte da Escócia, casada com Robert III. Ela é antepassada dos “Reis Jaimes”, inclusive daquele que autorizou uma tradução da Bíblia (Versão Rei Jaime, ou King James Version).

O próximo escocês na linhagem foi John Drummond (IV). Filho do John acima descrito e irmão da rainha Anabella. John IV casou-se com Elizabeth Sinclair, filha de sir Henry Sinclair, conde de Caithness e duque de Oldenburg na Dinamarca. John IV foi iustitiarius em 1391. Ele morreu em 1428.


Os Drummonds chegam a Portugal

Ilha da Madeira, em relação à África e Portugal
Clique aqui para ver no google Maps

 John Drummond (V), ou João Escócio era filho de John IV, mas não era o chefe do clã (cargo ocupado por seu irmão Walter). Como muitos nobres medievais, ele decidiu tornar-se um cavaleiro andante, colocando suas habilidades a disposição de outros nobres ou reis. Isso o fez lutar contra a Inglaterra, ao lado da França na época de Joana D’Arc. Em 1427 ele já estava lutando em Castela, ao lado de D. João I, contra o reino muçulmano de Granada, que seria derrotada mais tarde por Fernando e Isabel. Estando na península Ibérica, não foi difícil para John V se colocar sob autoridade de Portugal. Ali ele recebeu em 1430 uma sesmaria na Ilha de Madeira, onde John casou-se com uma portuguesa, chamada Branca Affonso, irmã do primeiro vigário de Santa Cruz na Madeira. Morreu em 1460, na madeira. 

Entre os filhos de John V estavam Isabel, antepassada de Carlos Drummond de Andrade, Diogo e Catarina. 

Diogo Drummond era chamado de Escórcio, por seu pai ter vindo da Escócia. Estima-se seu nascimento em 1458. Era Padre e teve 3 filhos de Joana Fernandes, que fez reconhecer como legítimos. Era mercador nos Açores e morava na rua direita, Funchal (Madeira). Fez testamento em 17 de Outubro de 1517, na quinta de seu cunhado Antão Álvares de Carvalho (situada atrás da capela de São José) e faleceu 4 dias depois.

Sua irmã Catarina Drummond casou-se com Gaspar Gonçalves Ferreira e teve uma filha chamada Mécia Lourenço Drummond.

Ora ocorreu que Diogo teve uma filha chamada Joana, mesmo nome da esposa dele. Esta ficou conhecida como Joana Escórcia, prima de Mécia. Joana casou-se com o filho de sua prima Mécia, João Gonçalves Drummond. O Casal teve um filho, que será descrito a seguir:

Os Drummonds chegam ao Brasil

João Gonçalves Drummond e Joana Escórcia foram pais de Manoel da Luz Escórcio Drummond. Aponta-se seu nascimento para o ano de 1525, em Santa Cruz, Funchal, Ilha da Madeira. O capitão Manoel veio ao Brasil e em São Vicente foi tabelião. Também foi capitão da fortaleza (presídio) de Santos. Enviuvando em São Vicente, casou uma segunda vez e se recolheu para o Rio de Janeiro com seu genro João de Sousa Botafogo".


Sobre o bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro – A última Drummond dessa linhagem

Maria da Luz Escórcia Drummond, filha de Manoel, é a última Drummond da nossa lista (que usa esse sobrenome). Algumas fontes apontam que ela nasceu na Ilha da Madeira, outras afirmam que ela nasceu no Brasil. Maria casou-se com João de Souza Pereira “Botafogo”. Os franceses inicialmente habitavam o lugar, mas foram expulsos por Estácio de Sá. João, esposo de Maria Drummond, comprou as terras e acabou emprestando seu sobrenome ao afamado bairro do Botafogo. O sobrenome de nascimento de João era Souza Pereira. Botafogo é um apelido dado aos artilheiros de armas manuais. Esse casal é bisavô do Capitão-Mor Salvador de Sousa Brito, primeiro governador de Santa Catarina. Este blog já escreveu um artigo sobre ele aqui.


A Linhagem

Geraldo Francisco Pinheiro Filho (1924- 1991, avô dos escritores) - Geraldo Francisco Pinheiro (1881-1930) - Francisco Joaquim Estácio (1855-?) - Francisca Maria de Jesus - João Silveira de Amorim - Anna Roza Amorim (A. 1794-1869) - Manoel de Amorim Pereira (1755-?) - Antonio de Amorim Pereira (1734-?) - Andreza de Souza (1710-?) - Capitão-mor Salvador de Sousa Brito (A. 1656-1729, tido como o primeiro governador de Santa Catarina e fundador da Enseada de Brito, em Palhoça) - Andreza de Sousa Coutinho (1629-?) - Jeronymo de Sousa Brito (1586-?) - Maria da Luz Escórcia Drummond (1545-1627, última Drummond na linhagem, esposa do Botafogo) - Manoel da Luz Escórcio Drummond (1525-1620) - Joana Escórcia (1507-?) - Diogo Drummond Escórcio (1458-1517) - John Drummond (1391-1470, saiu da Escócia e acabou na Ilha Madeira) - John Drummond (1362-1402, último dessa linhagem a permanecer na Escócia*) - John Drummond (1318-1373, pai da rainha Anabella, da Escócia) - Malcolm Drummond (1270-1325, lutou ao lado de Robert de Bruce) - John Drummond (?-1301) - Malcolm Drummond (1239-1272) - Malcolm "Beg" Drummond (1169-1259 - primeiro chefe do clã com registro histórico) - mais 5 gerações de lendas, talvez reais, até o fundador do clã.

TOTAL - 29 gerações, ou 24 com registro:

* Obvamente outros Drummonds ficaram na Escócia, este John foi o último da linhagem que leva ao Geraldo que morreu na Escócia.

Vídeo do Castelo de Sotbhall:

__________________________________________

FONTES:


The genealogy of the most noble and ancient house of Drummond
Livro em Inglês - no formato PDF
https://www.electricscotland.com/webclans/dtog/drummond.pdf

Clã Drummond:
https://www.electricscotland.com/webclans/dtog/drummon2.html
http://genealogiadasgeraes.blogspot.com/2013/11/os-drummonds-da-madeira-e-as.html
http://genealogiadasgeraes.blogspot.com/2013/11/a-correspondencia-entre-os-drummonds-da.html
http://livrozilla.com/doc/559525/xvi.-drummond

Sobre o príncipe Húngaro George:
https://en.wikipedia.org/wiki/George,_son_of_Andrew_I_of_Hungary

Sobre Edgard de Wessex:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_de_Wessex

Origem nome bairro Botafogo:
https://www.genealogiabrasileira.com/titulos_perdidos/cantagalo_ptbotafogo.htm
http://www.jangadabrasil.com.br/agosto-al120800-htm/
https://www.amabotafogo.org.br/historia-do-bairro

Batalha de Durham, da qual Malcom Drummond (VI) participou:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_de_independ%C3%AAncia_da_Esc%C3%B3cia

Sobre Diogo:
Livro Genealogia Da Familia Drummond De Luiz Peter Clode Pag 18

Sobre Manoel da Luz Escórcio Drummond:
https://martin.romano.org/ps05/ps05_405.htm


6 comentários:

  1. Muito legal seu trabalho!!
    Parabéns!! Primo

    ResponderExcluir
  2. tudo bem? muito legal este artigo!
    gostaria de pedir um favor...
    não encontro o livro"Livro Genealogia Da Familia Drummond De Luiz Peter Clode Pag 18... poderia me ajudar...gostaria da fonte de paternidade do manuel da luz...abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu nunca tive o livro em mãos. Uma vez num forum de genealogia, do qual eu não faço mais parte, um usuário tinha uma versão em PDF do livro e me passou a informação. Eu resolvi colocar nas fontes para que, tendo como, o leitor pudesse confirmar se quisesse. Parece que o livro estava em algum site governamental ou de genealogia da Madeira, mas já o site já não existe mais.

      Excluir
    2. Opa, entendi!
      vou continuar a busca
      Agradeço a informação e sua pronta resposta!
      fique bem!
      abraço

      Excluir
  3. olá, vc não tem conteúdo sobre o Drummond de Pernambuco, Leandro Teixeira Escócia de Dormond, é filho de Manoel Escóssio Drummond NN, Sei que Manoel é neto de Catarina Anes Drummond e Gaspar Gonçalves Ferreira, não encontrei o nome de sua mãe , e nem o nome de sua esposa . Sou Sárvia Furtado Moura, minha sexta avó Maria Furtado de Mendonça é trineta de João Escóssio/John Drummond

    ResponderExcluir

Capitão João Machado Santiago - Um dos primeiros Prefeitos de Biguaçu

Era o ano de 1833. Nosso país já era independente de Portugal e Dom Pedro I já tinha saído do Brasil e estava brigando com seu irmão Miguel ...

Translate